SPC Care: a nova app para dar assistência remota a idosos em «telemóveis não-inteligentes»

Segundo a marca, a SPC Care «promove o envelhecimento saudável, protege a segurança virtual e combate a exclusão digital dos idosos».

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©SPC

Aplicações que se ligam remotamente a smartphones ou computadores para fazer uma gestão integrada não são uma novidade – mesmo com o envio de SMS, isto já é possível em alguns modelos da SPC. Mas, agora, há uma app que pode ser instalada em qualquer Android ou iPhone, para controlar todas as definições de um feature phone da marca espanhola à distância, integrada de raiz nestes modelos.

A novidade, a SPC Care, acaba de ser oficializada no Mobile World Congress e vai ter no Polaris o seu primeiro telemóvel para seniores com esta funcionalidade incluída. Segundo a marca, a app «promove o envelhecimento saudável, protege a segurança virtual e combate a exclusão digital [dos idosos]», destaca Manuel Ferreira, country manager da marca espanhola.

O conceito passa, assim, por permitir a «gestão integral à distância dos telefones básicos», que a SPC vende para idosos, por cuidadores ou familiares – estes últimos têm de ter a Care instalada no seu smartphone e, depois, basta configurar o feature phone do idoso para ter acesso a vários parâmetros configuráveis.

©PCGuia | A SPC Care foi antecipada durante um evento em Lisboa, onde a marca também apresentou os resultados de 2023.

Entre a lista de funcionalidades estão os ajustes de «brilho do ecrã ou o tamanho da letra», a gestão da «lista de números bloqueados ou os SMS recebidos para evitar chamadas ou mensagens indesejadas»; a «localização e a actividade/movimentos do idoso» e a configuração de um «perímetro de segurança» (e um aviso, se for ultrapassado).

Segundo Manuel Ferreira, a SPC Care também dá a capacidade ao cuidador/familiar de criar «lembretes importantes para o utilizador sénior», como as notificações para tomar medicamentos ou de uma consulta. Apesar de estar disponível para Android e iPhone, esta nova plataforma de cuidados e gestão integrada da SPC não é compatível com todos os «telemóveis não-inteligentes» da marca.

©SPC

O primeiro modelo a ganhar este “super-poder” ainda vai demorar a chegar, pelo que não vai ser possível experimentar a SPC Care tão cedo: o Polaris começa apenas a ser vendido depois do Verão. Contudo, Manuel Ferreira revelou algumas das principais funcionalidades: será um modelo «4G com GPS» e as características típicas» dos feature phones da SPC para séniores, como «teclas grandes e muito visuais, ecrã de grandes dimensões, design em concha e base de carregamento».

Para já ainda não há preço ou uma data concreta de lançamento do SPC Polaris, mas a marca já deu a certeza de que a Care será «alargada progressivamente a outros lançamentos da marca para oferecer uma solução completa para os futuros dispositivos para idosos».

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version