A Stellantis acaba de anunciar que uma das suas marcas vai ser o «primeiro fabricante de automóveis do mundo» a incluir o ChatGPT de série nos modelos que tenham o sistema de infoentretenimento DS Iris System. Lembre-se que, no final de Janeiro, o mesmo grupo tinha anunciado esta tecnologia para todos os Peugeot.
O ChatGPT vai, assim, chegar aos automóveis DS3, DS4, DS7 e DS9 que sejam entregues aos clientes a «partir de Março». Aqui, não é preciso estar a escrever texto como fazemos no computador, uma vez que as interacções são feitas por voz. Entre as treze línguas nas quais vamos pode falar com o ChatGPT está o português.
A DS Automobiles dá alguns exemplos das perguntas que é possível fazer a este ChatGPT sobre rodas: «O que é que posso visitar na região?», «O que me aconselha a fazer neste castelo se tiver duas horas e estiver com o meu filho de dez anos?» ou «Conta-me uma história com esta pessoa, neste lugar».
Segundo a DS, o ChatGPT «faz parte da oferta do Pack Connect Plus», um nível de equipamento «proposto de série em todos os modelos durante três anos» e que também inclui as funcionalidades «Remote Control, E-Remote Control, Send2Nav, EV Trip Planner e e-Routes».