Entre Junho e Dezembro, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) vai lançar dez moedas de colecção em prata e ouro, com valores entre 2,5 e 10 euros; os designs são para todos os gostos, mas há dois que vão ser especialmente interessantes para fãs de tecnologia.
No Plano Numismático de 2023 da INCM há mesmo uma «pioneira», em Portugal e no mundo: «A primeira moeda (física) do mundo desenhada por inteligência artificial». Criada em parceria com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, a moeda Mundo Digital «tem como objectivo ilustrar uma realidade em que o biológico e o digital são indissociáveis».
A moeda tem uma face (o reverso, a ‘coroa’) que foi desenhada por IA (a INCM não especifica o método usado – provavelmente, terá sido com recurso a prompts numa plataforma como o DALL.E ou o Midjourney); a outra face (o anverso, ou seja, aquela que comummente se designa por ‘cara’), foi criada por «humanos».
«A face criada por IA será aquilo que esta pensa ser uma representação válida para um humano de uma moeda sobre o mundo digital. A face desenhada por humanos será o código necessário para a IA reproduzir a outra face. Ou seja, embora tenham uma aparência distinta, o conteúdo de ambas as faces é idêntico, sendo tecnicamente possível converter uma na outra», explica a INCM.
Esta moeda, em prata, tem um valor facial de 10 euros e um diâmetro de 40 mm; a produção está limitada a quatro mil unidades; a Mundo Digital é lançada em Setembro.
Três meses mais tarde, sai outra moeda “tecnológica”, a segunda da série ‘Jogos de Infância’, criada em 2022, e que se estreou com a versão Arco e Gancheta. A Pac-Man foi criada pelo designer Jorge Silva: mostra os fantasmas coloridos do jogo e o protagonista, além dos pontinhos que “comemos” neste jogo.
A moeda de colecção Pac-Man aparece devido à «importância» que o jogo tem tido ao «longo de mais de quatro décadas» e foi desenvolvida por «tecnologia aditiva e cunhagem tradicional», numa parceria entre a INCM e o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico.
O valor desta moeda em prata (com 30 mm de diâmetro) é de 5 euros, com a produção a também estar limitada a quatro mil unidades. Pode ver aqui todas as moedas do Plano Numismático 2023 da INCM.