AMD Ryzen 9 7950X3D

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O novo Ryzen 9 7950X3D promete ser o processador mais impressionante de sempre, ao reunir tudo aquilo que trouxe o Ryzen 9 7950X (processo de fabrico de última geração, tecnologias inovadoras e desempenho de topo), mais a tecnologia 3D V-Cache – ou seja, uma camada adicional de memória cache L3 de 64 MB sobre um dos dois CCX.

Esta solução, ao contrário do que aconteceu com o Ryzen 7 5800X3D, levanta várias questões: se a cache adicional está presente apenas num dos CCX, como sabe o sistema operativo qual a melhor forma de garantir o máximo desempenho? Para resolver isto, foi fundamental a criação de drivers específicas, que identificam e optimizam o funcionamento do processador, de acordo com a tarefa em curso. Desta forma, em situações de produtividade, o ideal será utilizar os dois CCX para utilizar o maior número de núcleos; contudo, no caso dos jogos (onde a cache tem um peso significativo), o processador manterá apenas o CCX com a cache adicional em funcionamento, desligando o adicional para evitar aumentar a latência de comunicação entre os dois.

A solução é, tecnicamente, bastante inteligente, mas sentimos que ainda existem arestas por limar, algo que acreditamos que vá melhorar à medida que as drivers vão amadurecendo: a AMD já comprovou que isto é possível, conforme temos visto com as drivers das suas placas gráficas, nos últimos anos. Apesar de algumas irregularidades, quando tudo funciona correctamente, o resultado é simplesmente brilhante, especialmente nos jogos.

No 7950X3D, a AMD conseguiu manter, sensivelmente, o mesmo desempenho que o 7950X tinha em testes de sistema; mas, nos jogos, as melhorias são significativas, não deixando qualquer margem de dúvidas sobre qual é, actualmente, o melhor processador do mercado para jogar. Em contrapartida, o seu preço é demasiado elevado, fruto da falta de concorrência da Intel, não só em termos de desempenho, como de inovação tecnológica (a Intel continua sem ímpeto, neste campo). Assim, recomendamos que aguarde mais um pouco até conseguirmos testar o novíssimo Ryzen 7 7800X3D, que por utilizar apenas um CCX com a tecnologia 3D V-Cache, deverá ter um funcionamento mais simples e um desempenho em jogos ao nível deste dispendioso processador.


Distribuidor: AMD

Preço: €780,90


Benchmarks

  • PCMark: 10 851
  • 3DMark Time Spy: 19 895
  • 3DMark Time Spy CPU: 18 134
  • Cinebench R23 Single CPU: 2001
  • Cinebench R23 Multi CPU: 36 025
  • FarCry 6 1080p Ultra: 197 fps
  • Tomb Raider 1080p Highest DX12: 285 fps

Ficha Técnica

Arquitectura: Zen4
Frequência (base/boost): 4,2 a 5,7 GHz
Cache (L2/L3): 16 MB; 128 MB
Gráfica integrada: AMD Radeon Graphics
Memórias: Dual Channel DDR5
TDP: 120 W


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version