A FiiO é conhecida por desenvolver dispositivos dedicados a audiófilos e o primeiro equipamento que nos chegou para teste desta marca são uns headphones over-ear fechados com fio. Isto significa que têm as conchas e almofadas seladas, o que bloqueia o ruído exterior e impede que a música seja ouvida de fora. Neste caso, os FT1 conseguem isolar até -26 dB, mas apesar do bom isolamento, não substituem uns auriculares com ANC.
Estes FT1 têm um design clássico, imponente e um look premium com os earcups em madeira de nogueira preta. As almofadas são revestidas por um material respirável para ajudar a não serem tão quentes quando ouvimos música durante sessões mais prolongadas. No entanto, como acontece com muitos headphones deste tipo, acabam por aquecer um pouco ao fim de algumas horas.
Com uma boa construção e muito confortáveis, estes auscultadores para áudio trazem dois cabos, um com ligação de 3,5 mm e outro de 4,4, balanceado, além de um adaptador de 6,35 e uma robusta bolsa de transporte. Este modelo usa drivers dinâmicos de 60 mm com diafragma em nano fibra de madeira, reforçado com fibra de carbono e podem ser ligados directamente a um computador, smartphone ou DAC portátil – foi exactamente nestas três vertentes que os usámos.
Os auscultadores revelaram-se uma boa supressa com um som de excelente qualidade para o preço pedido. Os graves são profundos e com impacto, sem serem na maioria das vezes exagerados; os médios são equilibrados com vozes e instrumentos que se destacam bem; e os agudos têm detalhe suficiente para que alguns elementos não desapareçam na mistura. Sem surpresa, a forma como soaram melhor foi usando o DAC presente no leitor de CD portátil da FiiO, que testaremos na próxima edição e que permitiu usar a ligação balanceada. No geral, a assinatura do som é agradável, envolvente e equilibrada e achamos estes auscultadores particularmente bons para música pop, electrónica e conteúdos multimédia.
Distribuidor: Zococity
Preço: €159,99

