MSI vai cancelar motherboards Z790 e B760 compatíveis com memórias DDR4

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Segundo um relatório não oficial divulgado pelo portal Chinês ExpReview, a fábrica de motherboards da MSI emitiu uma lista de motherboards DDR4 equipadas com chipsets Intel da série 700 que vão deixar de ser fabricadas. Esta medida deixa antever que a MSI pretende mudar a sua estratégia, e apostar somente em memórias DDR5 para as suas motherboards de topo.

A lista de modelos indicados inclui a MSI MPG Z790 EDGE WiFi DDR4, a MSI Pro Z790-A WiFi DDR4, a MSI Pro Z790-P DDR4 e a MSI MAG B760 Mortar DDR4. Não foi referido, no entanto, se esta lista incluí as diferentes variantes para cada modelo, ou seja, se MSI Pro Z790-P DDR4 que será descontinuada corresponde tanto ao modelo com e sem Wi-Fi.

Já a MSI MAG B760 Mortar DDR4, esta será o único modelo descontinuado de um total de 12 motherboards equipadas com chipset Intel B760, o que reforça a ideia de que esta aposta exclusiva nas memórias RAM do tipo DDR5 se irá focar nos modelos de topo.

Quanto à mudança de estratégia da MSI, esta faz sentido se tivermos em conta o quanto têm evoluído as memórias DDR5, seja em termos de velocidade e latências, como em termos de preço. Se na altura de lançamento dos processadores Intel Core de 12ª geração fazia sentido o lançamento de modelos DDR4 para reduzir o impacto na aposta desta nova plataforma, actualmente já começa a fazer sentido apostar-se somente numa plataforma com memórias DDR5.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version