PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O que é kᴎ?
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Conceito Humanoide > O que é kᴎ?
Conceito HumanoideOpinião

O que é kᴎ?

Opinião: a coluna Conceito Humanóide de André Gonçalves.

André Gonçalves
Publicado em 5 de Fevereiro, 2023
Tempo de leitura: 3 min

Um dos principais perigos de quando estamos directa e exaustivamente envolvidos no desenvolvimento de uma nova imagem de uma marca é o de perder a capacidade de pensar fora da caixa. Muitas vezes procuramos formas de optimização em processos sucessivos que, por vezes, nos tornam incapazes de ver os problemas mais óbvios. Acredito que foi, efectivamente, o que aconteceu quando a Kia renovou o seu logótipo nos finais de 2020. Com o objectivo de conseguir uma imagem mais dinâmica e estilizada para definir a sua marca, afectaram de tal forma a legibilidade dos caracteres que compõem o seu logótipo, que houve centenas de pessoas a procurar informações sobre carros de uma hipotética marca ‘kᴎ’ ou ‘Kn’.

- Publicidade -

E, apesar de várias marcas de automóveis nem sequer usarem as suas siglas ou nome no seu logo, é realmente caricato que mais de trinta mil pessoas por mês continuem ainda hoje a procurar automóveis ‘kᴎ’ ou ‘Kn’, no Google. E se, a muitos, o interesse por um carro de uma marca desconhecida os levou a procurar pelo seu nome on-line (sendo prontamente direccionados para a marca correcta por um qualquer motor de busca capaz de reconhecer os milhares erros de “interpretação” dos cibernautas mais curiosos), seguramente, para muitos outros que contactaram, de uma forma ou de outra, com esta nova imagem da marca, perdeu-se a associação com um histórico de mais de oitenta anos. Esta perda efectiva de reconhecimento só será sanada com o tempo ou através do esforço acrescido de um plano de comunicação, reforçando a ligação da nova imagem ao legado da marca.

Não me interpretem mal: acho o novo logótipo da Kia muito interessante e alinhado com os princípios de comunicação propostos pela marca e, após uma breve explicação até mais fácil de entender e associar que o logo de outras marcas de fabricantes concorrentes. No entanto, no momento em que este logótipo foi validado, havia certamente alternativas em cima mesa que acarretavam menos risco.

Um pormenor não menos interessante é o de que o logo da Kia na Coreia do Sul (a sua terra natal) seja completamente diferente do resto do mundo: uma representação ainda mais estilizada apenas da letra ‘K’, algo que também não abona a favor de uma marca global que procura ter o máximo reconhecimento possível.

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:KIAKnLogótipoMarcaOpinião
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}