A Disney desenvolveu uma ferramenta para alterar a idade dos actores em segundos

Para reduzir o tempo de pós-produção dos filmes e séries, a Disney criou uma ferramente que é capaz de alterar a idade aparente dos actores em segundos.

Desde há algum tempo que a alteração da idade aparente dos actores em filmes e séries deixou de ser novidade. No entanto, para conseguir fazê-lo de uma forma que pareça realista, é necessário muito trabalho de pós-produção. Para resolver este problema, uma equipa da Disney criou a FRAN, uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial que consegue alterar a idade de um actor qualquer em pouco tempo.

Os Disney Research Studios, explicam que a FRAN (o nome quer dizer Face Re-Aging Network), é uma rede neuronal, que foi treinada com recurso uma grande base de dados que contém pares de caras sintéticas, com várias idades, geradas aleatoriamente. Isto faz com que não tivesse sido necessário utilizar milhares de imagens de pessoas reais em várias idades, que mostrassem a mesma expressão facial, pose, iluminação e fundo.

A FRAN usa esta informação para criar uma previsão das áreas da face que ficam mais envelhecidas e quando e como se devem sobrepor os efeitos (como a adição ou subtracção de rugas, consoante o objectivo) em imagens em movimento. Segundo a Disney, o resultado é o “primeiro método de alteração de idade para vídeo que é completamente automático”.

Como é de esperar, o sistema tem algumas limitações. A Disney diz que a FRAN pode não ser adequada para aplicar alterações de idade significativas em pessoas muito novas e que é difícil aplicar um efeito de envelhecimento ao cabelo, porque este parâmetro não foi incluído nas imagens utilizadas para treinar a ferramenta. Por isso, os “practical effects” de cabelo e maquilhagem ainda não podem ser substituídos de todo pela FRAN.

Apesar disto, os resultados são bastante melhores que o que se conseguia fazer há pouco tempo. A Disney é um dos estúdios que mais utiliza tecnologia para tentar alterar a idade aparente dos actores principais nos seus filmes, como Carrie Fisher em Star Wars ou Nick Fury nos Avengers (Samuel L. Jackson).