Nvidia resolve problema de ecrã desligado durante o arranque do PC nas GeForce RTX 40

O ecrã do seu PC só se liga quando entra no Windows? A Nvidia descobriu a origem do problema, e já criou uma solução. Saiba como resolver este problema.

nvidia-ceo-jensen-huang-with-geforce-rtx-4090-gpu

A vida não tem sido fácil para os utilizadores das novas e poderosas placas gráficas da Nvidia, desde o problema do cabo 12VHPWR que pode derreter e danificar a placa, até a um irritante bug que, só agora, a Nvidia conseguiu resolver. Este problema ocorre tanto na anteriormente lançara GeForce RTX 4090 como na nova RTX 4080.

Trata-se de um bug que faz com que não existe nenhum sinal de vídeo durante o arranque do PC em algumas motherboards, situação essa que poderá causar alguns problemas, especialmente para quem precisar de aceder à BIOS do equipamento. Felizmente a Nvidia determinou a origem da falha, e acredita ter resolvido o problema, mas essa resolução implica a actualização do firmware da placa gráfica.

Caso seja um dos utilizadores afectados por esta falha, deverá aceder à página criada pela Nvidia (ver aqui) e descarregar a ferramenta disponibilizada, a UEFI Firmware Update Tool v1.2, para actualizar o firmware da sua placa gráfica. Para a realização desta actualização, será essencial utilizar outra placa gráfica como fonte de sinal de arranque do sistema, podendo esta ser uma placa gráfica dedicada ou integrada.