Descoberto novo AMD Ryzen 9 7845HX em benchmark de Ashes of the Singularity

Foi através da base de dados de um benchmark que ficámos a conhecer algumas características de um dos futuros processadores AMD Ryzen 7000 Mobile "Dragon Range", que deverão ser apresentados no início de 2023.

AMD Ryzen 4000H

Foi na base de dados de benchmark do popular jogo online Ashes of the Singularity que surgiu um resultado que despertou muito interesse, pelo simples facto de o sistema que correu esse benchmark vir equipado com um processador que ainda não foi lançado, nem sequer revelado.

Trata-se do novo processador AMD Ryzen 9 7845HX, um modelo que supostamente fará parte da futura família de processadores Ryzen Mobile, previsto para o início do próximo ano. Estes processadores, que utilizarão a mesma arquitectura Zen4 que é utilizada nas suas variantes desktop (série Ryzen 7000), utilizam o nome de código “Dragon Range”, e estão, pela primeira vez, disponíveis em variantes com mais de oito núcleos.

Segundo as descrições do sistema do resultado publicado, este processador em concreto utilizará um total de 24 threads, ou seja, 12 núcleos, e por se tratar de uma variante “HX”, destinada a jogadores intensivos e criadores de conteúdos, terá um TDP máximo de 55W. Isto permite colocar este processador ao nível do recém-revelado Intel Core i9-13900HX, que estará disponível com 24 núcleos (8 núcleos P + 16 núcleos E).

Recordamos que desde o início do verão que a AMD decidiu introduzir uma nova nomenclatura para os seus processadores Ryzen Mobile, sendo espectável que o modelo de topo seja um Ryzen 9 7945HX, que deverá ter 16 núcleos e 32 threads, e não este Ryzen 9 7845HX agora descoberto. Teremos que aguardar até ao CES 2023 para conhecermos todos os detalhes sobre esta nova família de processadores Mobile da AMD.