Novo MemTest86 v10 permite identificar chips com falhas

A popular ferramenta de diagnóstico de memórias RAM permitirá, na futura versão v10, testar individualmente cada módulo de memória, e identificar qual o chip danificado. Esta tecnologia só funcionará com memórias DDR5.

Memtest86
A interface do Memtest86.

O software de teste e diagnóstico de memória RAM MemTest86, que sempre foi considerada como uma ferramenta fundamental para identificar falhas relacionadas com a memória de qualquer computador, irá sofrer uma importante actualização, que o tornará ainda mais útil e funcional.

No entanto, para identificar correctamente qual o módulo de memória RAM com defeito, era necessário a utilização desta ferramenta com um módulo de cada vez. Felizmente, a PassMark, detentora do software, anunciou que na próxima geração do MemTest86, este permitirá identificar e testar, individualmente, cada módulo instalado no seu computador.

Através desta solução, conforme a imagem revelada pela PassMark, será possível identificar não só o módulo com falhas, como o próprio chip. Esta informação, que poderá parecer irrelevante para a grande maioria dos utilizadores, permitirá a realização de uma reparação mais eficaz, através da substituição do chip defeituoso.

Segundo a própria PassMark, esta solução (identificação do chip danificado) só estará disponível para memórias DDR5, devido ao método de funcionamento e gestão das mesmas (DDR5 Sideband Bus), estando, para já, apenas garantido o seu funcionamento em sistemas com processadores Intel Core de 12ª geração (Alder Lake) e motherboards com chipset Intel Z690.