Zenbook 17 Fold OLED apresentado em Portugal: o portátil com ecrã dobrável da Asus tem apenas 12,5 polegadas?

A Asus garante que a chegada do «primeiro portátil OLED dobrável de 17,3 do mundo» a Portugal acontece em Setembro. O preço ainda é uma incógnita.
©PCGuia
©PCGuia

A resposta é: sim e não. O Zenbook 17 Fold OLED é o primeiro portátil da Asus a chegar ao mercado com uma características que já conhecemos dos smartphones da Samsung: o facto de ter um ecrã 2,5K dobrável. Tal como acontece com os Z Fold e Z Flip, neste computador o ecrã também é em plástico e pode ser usado com duas dimensões.

O Zenbook 17 Fold OLED, quando totalmente aberto, é só ecrã: aqui fica com 17 polegadas, como aparece no nome. Contudo, se for usado de forma tradicional, com o teclado que é preso por ímanes numa das superfícies, tem apenas 12,5 polegadas.

A ideia da Asus é, com esta flexibilidade (literal) dar ao utilizador dois formatos de interacção: o principal, e talvez o que justifica mais presença desta tecnologia, permite usar o ecrã na horizontal, o que o transforma num “monitor” de 17 polegadas. O teclado, como é destacável e está emparelhado automaticamente com o portátil, em si, é usado como se estivéssemos com um all-in-one à frente, por exemplo.

Este ecrã OLED 2.5K é, claro, táctil, tem validação Pantone, mostra uma gama de cores 100% DCI-P3 e inclui as tecnologias de imagem Dolby Vision HDR; ainda no campo do multimédia, o som é assegurado por colunas Harman Kardon e complementado com Dolby Atmos.

©PCGuia | Asus Zenbook 17 Fold OLED
©PCGuia | O teclado do Asus Zenbook 17 Fold OLED pode ser usado em cima do ecrã; quando é retirado, a imagem passa a ocupar a totalidade das 17 polegadas do display.

Durante a apresentação que a Asus fez no festival NOS Alive (é uma das patrocinadoras, com um stand mesmo ao lado do palco principal), foi possível experimentar por alguns minutos este portátil que, segundo a marca, ainda era um protótipo. A versão final será mostrada na edição deste ano da feira de tecnologia IFA (Berlim), entre 2 e 6 de Setembro.

Sobre a chegada do Zenbook 17 Fold a Portugal, a Asus garante que a estreia no mercado nacional deste que será o «primeiro portátil OLED dobrável de 17,3 do mundo» acontece no mesmo mês do lançamento mundial: Setembro. Em relação ao preço, a marca “fecha-se em copas” e não avança um número – contudo, pela tecnologia presente e pela exclusividade, é natural que este portátil tenha um preço a rondar os 3500 euros.

Em relação às “entranhas”, o Zenbook 17 Fold OLED traz um processador Intel Core i7 série U da 12ª Geração, gráficos Intel Iris Xe, 16 GB de memória RAM LPDDR5 e um SSD PCIe4 com 1 TB. Na conectividade, destacam-se duas portas USB-C Thunderbolt 4, compatíveis com carregamento rápido (75 Wh) e «ligações a ecrãs externos». Pode ler mais sobre este computador no site da Asus.