Asus lança edição “espacial” comemorativa do novo Zenbook 14X OLED

Passados 25 anos desde a ida ao espaço do seu primeiro computador portátil P6300, a Asus lança a edição comemorativa Zenbook 14X OLED Space Edition.

Numa altura em que a Asus comemora o 25º aniversário da ida para o espaço do seu primeiro computador portátil, o P6300, que em 1998 chegou a estar mais de 600 dias a bordo da Estação Espacial MIR, a marca de Taiwan decidiu lançar uma edição comemorativa desta data, baseada no novo Zenbook 14X OLED.

Este modelo, devidamente apelidado de Asus Zenbook 14X OLED Space Edition destaca-se não só pela embalagem, alusiva ao feito, com vários elementos reutilizáveis, como a bolsa dos documentos, a caixa do alimentador que pode ser usado como apoio da base do portátil, e a própria pega da caixa de cartão (devidamente personalizada) que pode ser reutilizada para gestão de cabos.

Mas é o equipamento em si que mais se destaca, com o chassis em liga de magnésio a usar uma cor especial Zero-G Titanium, inspirado na utilização deste metal na construção de equipamento espacial. Foram ainda criados diversos elementos visuais distintos, como uma renderização em wireframe da MIR, juntamente com mensagens em código morse, que incluem a frase latina “Ad Astra Per Aspera” (Através das dificuldades para as estrelas).

Para tornar esta edição ainda mais especial, a Asus decidiu certificar este equipamento utilizando os protocolos de nível espacial, especificados pelo US Space Systems Command Standard SMC-S-16A, que garantem que este equipamento pode operar entre os -24ºC e os 61ºC de temperatura ambiente, vibrações entre os 20 a 2 kHz, tendo igualmente superado a norma MIL-STD 810H, que por sua vez testa o equipamento em ambientes húmidos, em quedas, vibração e altitude.

 

Deixando o chassis de parte, este Zenbook 14X OLED vem equipado, como o nome indica, com um impressionante ecrã OLED de 2.8K com 14 polegadas e formato 16:10, que consegue reproduzir 100% do espectro de cores DCI-P3, tendo ainda validação Pantone para garantir a precisão de cor. É compatível com a norma DisplayHDR Tru Black 500, tem até 550 nits de brilho máximo e 90 Hz de taxa de actualização.

Internamente encontra-se presente um poderoso processador Intel Core i9-12900H de última geração, de arquitectura híbrida Alder Lake, com 6 núcleos P e 8 núcleos E, capazes de atingir uma frequência máxima de 5.0 GHz e 3.8 GHz, respectivamente. Este processador incluí ainda uma controladora gráfica integrada Intel Iris Xe, ao qual se juntam os 32GB de memória RAM LPDDR5 e um SSD de 1 TB do tipo NVMe PCIe 4.0, podendo este último ser substituído por um modelo de maior capacidade, ou de melhor desempenho.

Para garantir um funcionamento isento de falhas, a Asus utilizou um sistema de dissipação de calor activa, composta por dois heatpipes que transferem o calor do processador, que pode chegar aos 45W de TDP total (em modo Performance), sendo esse calor dissipado nas extremidades do equipamento, através de duas ventoinhas ICeCool, que com as suas 87 pás de desenho curvo, garantem um funcionamento muito eficiente, gerando menos ruído que ventoinhas tradicionais.

A bateria deste Zenbook 14X OLED, para além de garantir uma excelente autonomia, pode ser carregada através do transformador fornecido de 100 Watts, que utiliza uma ficha USB-C, mas poderá usar qualquer carregador USB-C de 5 a 20V, desde que o mesmo tenha certificação PD (Power Delivery), como muitos dos powerbanks mais potentes. O novo Zenbook 14X OLED Space Edition já está disponível, no mercado nacional, com um PVP de 1.999 euros.