AMD vai manter plataforma AM4, com lançamentos de novos processadores

Segundo novos rumores, a AMD deverá manter a plataforma AM4 viva durante mais uns anos, com o lançamento de novos processadores, incluindo modelos com a tecnologia 3D V-Cache.

Ao contrário do que a Intel tem feito com os processadores Alder Lake e os futuros Raptor Lake, a AMD não pretende lançar uma nova família de processadores compatível com diversas tecnologias, mas mesmo estando a apostar tudo para os futuros processadores Ryzen 7000 de arquitectura Zen4 e encaixe AM5, a AMD não pretende abandonar de vez a plataforma AM4.

Isto significa que para quem queira investir numa plataforma AMD, mas tem um orçamento reduzido, poderá apostar na actual plataforma AM4, compatível com as mais acessíveis memórias RAM DDR4, em vez de apostar na futura plataforma AM5, que será compatível em exclusivo com as mais dispendiosas memórias DDR5 a 5600 MHz.

Ao que tudo indica, a AMD vai manter a plataforma AM4, e vai continuar a lançar produtos para essa mesma plataforma, não só processadores de gamas de entrada, como modelos de gaming que deverão oferecer uma superior relação preço/desempenho que alguns modelos actuais.

Um desses rumores aponta para a introdução de um modelo que utilizará a tecnologia 3D V-Cache introduzida no AMD Ryzen 7 5800X3D, mas num modelo mais acessível, com apenas seis núcleos, como um possível Ryzen 5 5600X3D.

Twitter @greymon55

Como se não bastasse, existem outros rumores que indicam que a AMD conseguiu aplicar os complexos de núcleos (CCX) Zen4 em processadores com I/O AM4, o que permitiria utilizar a nova arquitectura Zen4 em plataformas AM4 com memórias DDR4. Caso isto seja verdade, só demonstra que a AMD pode manter a plataforma AM4 viva ainda durante mais uns anos.

Twitter @greymon55