Vivo X80 Pro oficializado na Europa: vai custar (muito mais) de mil euros, mas não se sabe quando chega a Portugal

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min
©PCGuia | Seon Hwang, vice-presidente da Vivo para a Europa.

A marca chinesa Vivo prometeu e cumpriu: o seu modelo topo de gama, sucessor dos X60 e X70 Pro, foi oficialmente apresentado na Europa. O X80 Pro nasce de uma parceria com a marca de lentes Zeiss, um conceito semelhante ao da joint-venture entre a Huawei e a Leica.

Num evento que aconteceu em Berlim (Alemanha) e onde a PCGuia esteve presente, os responsáveis da Vivo centraram as atenções nas capacidades de fotografia e vídeo do X80. Este smartphone grava a 8K e tem várias tecnologias de hardware e software da Zeiss.

Entre os destaques estão o modo de vídeo Cinematic, com vários modos de estabilização – entre eles, um (Linha do Horizonte) que permite fazer uma gravação completamente estável, mesmo se tivermos o smartphone a rodar 360 graus – ou seja, a imagem não gira sobre si mesma, ficando “presa” à linha do horizonte. Apesar de gravar a 8K a 30 fps ou a 4K a 30 ou 60 fps, este modo força o vídeo aos 1080p a 30 fps.

©PCGuia | O modo Cinematic do Vivo X80 Pro foi criado com a Zeiss e pode gravar vídeo 1080p a 30 fps.

Na fotografia, também se nota o dedinho da Zeiss. Existem quatro modos bokeh, cada um deles com diferentes tipos de desfoque dos planos de fundo: Biotar, Sonnar, Planar e Distagon. No modo ‘Noite’ entra em campo a chamada ‘Zeiss Superb Night Camera’, com promessa de resultados acima da média em ambientes com pouca luz.

Em relação às principais características técnicas (descrição completa aqui), o X80 Pro chega mesmo à Europa com um dos processadores mais avançados do mercado, actualmente, o Snapdragon 8 Gen 1; depois, temos 12 GB de RAM, armazenamento de 256 GB, bateria de 4700 mAh com fast charging e sensor de impressão digital no ecrã.

As primeiras impressões são as de um smartphone recheado de características avançadas de fotografia e vídeo, fruto das dezenas de modos, filtros e afinações que podemos aplicar.

©PCGuia | O X80 Pro vem equipado com quatro sensores: 50 MP (grande angular) f/1.75; 48 MP (ultra grande angular) f/2.2; 12 MP (retrato) f/1.98; e 8 MP (periscópio)

O facto de ter esta parceria com a Zeiss e de parecer mais uma câmara profissional que, por acaso, é um smartphone, reflecte-se (e bem) no preço com que o X80 Pro vai entrar no mercado: 1299 euros, um valor que o posiciona ao mesmo nível dos topos de gama da Apple e da Samsung, por exemplo.

Apesar de já estar oficializado na Europa, a marca confirmou que ainda não há data de lançamento do Vivo X80 Pro em Portugal (só deve acontecer em Julho) – contudo, na próxima edição da PCGuia (que estará nas bancas na última semana de Junho), será possível ler um teste a este novo smartphone.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version