Anunciadas no passado mês de Março, só agora começam a surgir as primeiras análises das novas placas gráficas da Intel, fruto do fim da data de embargo exigido pelo fabricante norte-americano. Ontem demos-lhe a conhecer os primeiros resultados públicos da variante Arc A380 desktop, que não foram propriamente animadores, mas o caso parece melhorar, para a Intel, com a publicação de novos resultados.
Desta vez foi o conhecido portal Tom’s Hardware que publicou novos resultados, embora desta vez se tratem de duas variantes Mobile, e com resultados publicados pela própria Intel, através do seu Reviewer’s Guide. Como seria de prever, estes resultados foram bem mais animadores, até porque os resultados foram divulgados pela Intel, em que os testes e as configurações escolhidas foram controladas pela mesma.
Os modelos em questão são as novas Arc A730M e A770M, dois modelos de topo, que utilizam o GPU ACM-G10, também ele produzido a 6nm pela TSMC. O Arc A730M recorre a 24 núcleos Xe, 24 unidades de Ray Tracing, com ambos a trabalhar a uma frequência de 1100 MHz, com o GPU do Arc A770M a utilizar um total de 32 núcleos Xe e 32 unidades de Ray Tracing, e uma frequência ligeiramente superior, de 1650 MHz.
A Arc A730M utiliza 12 GB de memória GDDR6, através de um barramento de 192-bit, com a A770M a utilizar um total de 16 GB, tendo igualmente um barramento superior, de 256-bit. Para o comparativo, foi utilizado um Asus ROG Zephyrus M16, equipado com um Intel Core i7-11800H e uma Nvidia GeForce RTX 3050 Ti (TGP 60W), e um MSI Pulse GL66, com um Intel Core i9-12900HK e uma Nvidia GeForce RTX 3060 (TGP 85W).
Benchmarks | RTX 3050 Ti | Arc A730M | RTX 3060 | Arc A770M |
Assassin’s Creed Valhalla (High) | 38 fps | 50 fps | 74 fps | 69 fps |
Borderlands 3 (Ultra) | 45 fps | 50 fps | 60 fps | 76 fps |
Control (High) | 42 fps | 62 fps | 70 fps | 89 fps |
Cyberpunk 2077 (Ultra) | 39 fps | 49 fps | 54 fps | 68 fps |
Death Stranding (Ultra) | 89 fps | 87 fps | 113 fps | 102 fps |
Dirt 5 (High) | 64 fps | 61 fps | 83 fps | 87 fps |
F1 2021 (Ultra) | 68 fps | 86 fps | 96 fps | 123 fps |
Far Cry 6 (Ultra) | 63 fps | 68 fps | 80 fps | 82 fps |
Gears of War 5 (Ultra) | 58 fps | 52 fps | 72 fps | 73 fps |
Horizon Zero Dawn (Ultimate Quality) | 63 fps | 50 fps | 80 fps | 68 fps |
Metro Exodus (Ultra) | 39 fps | 54 fps | 53 fps | 69 fps |
Red Dead Redemption 2 (High) | 49 fps | 60 fps | 66 fps | 77 fps |
Strange Brigade (Ultra) | 98 fps | 123 fps | 134 fps | 172 fps |
The Division 2 (Ultra) | 63 fps | 51 fps | 78 fps | 86 fps |
The Witcher 3 (Ultra) | 96 fps | 101 fps | 124 fps | 141 fps |
Total War Saga: Troy (Ultra) | 48 fps | 66 fps | 71 fps | 86 fps |
Watch Dogs Legion (High) | 59 fps | 71 fps | 77 fps | 89 fps |
Resultado médio dos 17 jogos | 57.2 fps | 64.6 fps | 78.8 fps | 88.3 fps |
É certo que, tendo em conta os números apresentados, os resultados são bastante animadores, mas acreditar-se que dados de benchmarks divulgados pela própria Intel são fidedignos é como acreditar que a Tanzânia tem a melhor equipa de Curling, só porque um representante do país afirmou tal coisa. De qualquer das formas, é de salutar a concorrência à Nvidia e AMD, que só irá beneficiar o mercado e os consumidores.