Microsoft faz parceria com a Cloudflare para trazer encriptação nas comunicações com o Edge

A Microsoft e a Cloudflare vão oferecer um serviço de VPN no browser Edge, para proteger a privacidade dos utilizadores.

Cloudflare 1.1.1.1

Num esforço de aumentar a privacidade e as informações pessoais, o Microsoft Edge vai ter uma nova funcionalidade de encriptação da ligação à Internet. A funcionalidade chama-se Microsoft Edge Secure Network e ainda não está disponível, mesmo para os membros do programa de testes Insider. Mas a Microsoft já publicou uma página sobre essa funcionalidade no site da empresa.

A Microsoft Edge Secure Network funciona através de uma parceria entre a Microsoft e a Cloudflare e é semelhante ao serviço 1.1.1.1 que a Cloudflare lançou à cerca de 3 anos.

Segundo a página publicada pela Microsoft: “Quando se usa a Microsoft Edge Secure Network, os dados são encaminhados do Edge através de um túnel encriptado para criar uma ligação segura, mesmo quando se está a aceder a um URL que não é seguro. Isto torna mais difícil a alguém não autorizado aceder aos dados de navegação quando se usa uma rede wi-fi pública ou partilhada.”

Tal como acontece com as VPN, a Microsoft Edge Secure Network ajuda a limitar as capacidades de rastreamento online e mantém a localização do utilizador privada. Não se sabe se esta funcionalidade possibilita o consumo de conteúdos que tenham bloqueios geográficos, o que é possível quando se usa uma VPN. Mas, segundo a Microsoft, a Edge Secure Network substitui os dados de geolocalização por um endereço na mesma região.

Os utilizadores vão poder usar até 1 GB de tráfego gratuitamente através destas ferramenta.

Como já foi mencionado, a nova funcionalidade ainda não está disponível, mas espera-se que entre em breve em fase de testes.