Conheça o emulador de ZX Spectrum que cabe dentro de uma cassete

Este emulador de ZX Spectrum é um Raspberry Pi Zero W instalado dentro de uma cassete de áudio igual às que se usavam como suporte de dados do computador original.

raspberry_pi_cassette_pc_1

A cassete que pode ver acima é um emulador de ZX Spectrum funcional que utiliza um microcomputador Raspberry Pi Zero W. A máquina foi montada por Stuart Brand como tributo ao primeiro computador que teve, o ZX Spectrum. Nos anos 80, Stuart Brand começou a escrever programas para o computador da Sinclair Research e gravá-los em cassetes. 40 anos depois, é interessante pensar que todo o ZX Spectrum cabe dentro de uma cassete, tendo sido apenas necessário fazer alguns ajustes para que as várias entradas fiquem acessíveis.

Stuart explica: “As cassetes podem ser usadas para várias coisas. Comecei com uma cassete vazia e usei uma lima e um alicate de corte para remover os suportes para poder instalar o dissipador de calor. O dissipador teve de ser feito do zero. Usei um pouco de metal e uma serra para delinear a forma do dissipador. Depois usei um Dremel, limas finas e lixa para aperfeiçoar a forma”.

O interior da cassete tem 5 mm, por isso para que o Raspberry Pi não ficasse à vista, Stuart teve de serrar um pouco da placa de circuito impresso. “O Raspberry Pi ficou sem algumas das lihações GPIO, mas ficou tudo como deve ser”. Ele usou as parte de cima e de baixo da cassete para colocar as saidas USB, a entrada de energia e o leitor de cartões de memória, de forma a facilitar a ligação dos cabos que são necessário para fazer funcionar tudo. Claro que foi necessário fazer mais alguns cortes na caixa da cassete.

raspberry_pi_cassette_pc_2

Este projecto apareceu na edição 116 da revista MagPi, que é dedicada exclusivamente ao universo do Raspberry Pi.