PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O metaverso para totós
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Conceito Humanoide > O metaverso para totós
Conceito HumanoideOpinião

O metaverso para totós

André Gonçalves
Publicado em 26 de Fevereiro, 2022
Tempo de leitura: 3 min
Freepik

Centenas de entusiastas “sonham” em conjunto um espaço colaborativo de interacção em ambiente de realidade virtual e ninguém quer saber. Mas, quando um magnata da tecnologia fala sobre isso para aliviar a pressão que recai sobre outros produtos do seu portfólio, de repente já é uma tendência e uma óptima oportunidade de negócio.

- Publicidade -

Não me interpretem mal. Como saudosista do Second Life, turista no VRchat e aficcionado de Ready Player One, não poderia deixar de ficar fascinado com o potencial de um metaverso realmente universal. Mas vejo com algum cepticismo quando empresas tecnológicas falam de planos a dez ou quinze anos, quando elas próprias ainda não têm essa idade.

Estão a tentar vender-nos a ideia de que conseguem criar um protocolo aberto, universal e independente para gerir uma Web 3.0 formada por um único e megacomplexo mundo virtual. Contudo, neste momento, essas mesmas grandes empresas não conseguem ainda chegar a um acordo em relação ao sistema de comunicação dos equipamentos nas nossas casas (sim, ‘matter’ estou a falar de ti).

Mas, voltando ao “sonho” do metaverso, referimo-nos a uma vasta experiência multiplataforma (mais ou menos imersiva) em que todos podemos interagir de forma colaborativa numa mesma realidade virtual, não só para nos divertirmos, jogar e descontrair, mas também para trabalhar e fazer compras.

Quando ainda não existe uma única linha de código escrita, ou qualquer acordo protocolar de desenvolvimento, que garantidamente faça parte do metaverso, alinham-se já centenas de stakeholders, empreendedores e, especialmente, vendedores deste admirável mundo novo. Por isso, fica a minha recomendação de contenção aos entusiasmados investidores que querem comprar já uns quantos metros quadrados na Lua no metaverso: ainda vamos ter de esperar muito até podermos, realmente, definir como será gerida essa nova realidade e quem a vai gerir.

A Internet, como a ‘rede das redes’, foi o fruto do espírito colaborativo dos entusiastas da tecnologia. O metaverso, como está a ser agora anunciado, é o futuro campo de batalha dos gigantes tecnológicos em busca dos dividendos do seu potencial comercial. Este é o principal entrave ao sucesso do projecto.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:MetaversoOpiniãoReady Player OneRealidade VirtualSecond LifeVRchatWeb 3.0
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}