Sony revela mais detalhes acerca do seu novo headset de realidade virtual PlayStation VR2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Sony aproveitou a CES 2022, para divulgar mais alguns detalhes do sucessor do headset de realidade virtual PlayStation VR, lançado em 2016 para a PlayStation 4. O novo modelo vai chamar-se PlayStation VR2 e será compatível com a PlayStation 5 e com os novos comandos VR2 Sense. O ecrã vai permitir uma resolução de 2000 X 2040 por cada olho, terá um campo de visão de 110 graus, imagens 4K HDR e será capaz de taxas de actualização do ecrã entre os 90 e os 120 Hz.

Os PS VR2 terá um sistema de rastreamento que funciona de dentro para fora, o que quer dizer que vai incluir um conjunto de câmaras para detectar os movimentos da cabeça do utilizador e dos comandos. A Sony também incluiu uma funcionalidade chamada “headset feedback”, que serve para aumentar a imersão nos jogos. Esta funcionalidade, utiliza um motor integrado no headset que produz vibrações para simular o que se está a passar no jogo que está a ser utilizado. Por exemplo, pode simular a aceleração dos batimentos cardíacos de uma personagem quando está está escondida de uma ameaça ou a passagem de objectos junto à cabeça da personagem.

O áudio 3D e o rastreamento do movimento dos olhos, são outras funcionalidades que vão aparecer no novo headset da Sony. O Sony PS VR2 poderá detectar o movimento dos olhos, permitindo uma interacção com o jogo semelhante à que acontece no mundo real.

Quanto aos novos comandos PS VR2 Sense, terão essencialmente as mesmas funcionalidades que já se encontram nos comandos DualSense, como o feedback háptico e os gatilhos adaptativos.

A Sony ainda não revelou quando é que o PlayStation VR2 estará disponível, mas já anunciou o primeiro jogo para a nova plataforma: chama-se Horizon Call of the Mountain e será uma experiência de realidade virtual que se passa no universo de Horizon Zero Dawn e que será um exclusivo para o novo headset de realidade virtual.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version