Agência Nacional de Inovação abre a “porta” à criação de Zonas Livres Tecnológicas

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©ThisisEngineering RAEng

Em breve, Portugal pode começar a ver nascer as novas Zonas Livres Tecnológicas (ZLT), uma iniciativa da ANI que conta com o apoio do Governo: há inclusive um Decreto-Lei que «estabelece o regime e define o modelo de governação para a promoção da inovação de base tecnológica» através das ZLT.

Com um regime semelhante a países como «Austrália, Canadá, India, Singapura e Reino Unido», lembra a ANI, as Zonas Livres Tecnológicas vão servir como uma espécie de “carta branca” para as empresas.

Nestas zonas será possível «testar produtos, serviços, modelos empresariais e mecanismos de entrega inovadores» sem que as empresas tenham de «incorrer imediatamente em todas as normais consequências regulamentares relacionadas com a actividade em questão»

Para já, há três entidades que já entraram com o processo na ANI para criar uma ZLT: CEiiA, Centro Hospitalar do Hospital de S. João e Marinha Portuguesa, através do seu Centro de Experimentação Operacional. O formulário para submeter o pedido à Agência Nacional de Inovação pode ser encontrado online.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version