6 aplicações para verificar a temperatura do processador

Toda a gente sabe que, parte da energia que entra num CPU é dissipada sob a forma de calor, daí a necessidade de sistemas de arrefecimento. Neste guia, mostramos-lhe 6 aplicações que pode usar para verificar a temperatura do processador em tempo real.

A temperatura do processador é uma das coisas que se deve manter sempre debaixo de olho. Se subir muito, o CPU baixa a velocidade para se proteger, ou pode mesmo desligar-se de todo. Se o computador estiver sempre a funcionar a uma temperatura alta perde desempenho e a vida útil do processador reduz-se.

Para se assegurar que o computador não está a sobreaquecer, deve usar uma ferramenta dedicada para verificar a temperatura em tempo real. Mas que software usar?

Porque deve verificar regularmente a temperatura do processador

Os processadores modernos não usam apenas uma velocidade de relógio. Em vez disso, está disponível um conjunto de frequências, que são usadas de acordo com a temperatura que atingem. O processador do computador está sempre a tentar manter-se à temperatura de funcionamento ideal, mas quando a temperatura sobe, ele reduz a velocidade de relógio para a reduzir.

É por isto que convém verificar a temperatura quando o processador está a executar tarefas pesadas. Se se aproximar regularmente do limite máximo, é boa ideia investir em soluções de arrefecimento mais eficazes, para prolongar a vida dos componentes de PC e melhorar o desempenho.

Aqui estão seis aplicações para monitorizar a temperatura do processador, que funcionam em Windows 10 e em Windows 11:

Core Temp

Core-Temp

Esta é uma ferramenta simples, que serve para monitorizar a temperatura do CPU. Ao contrário de outras aplicações, o Core Temp não é uma de monitorização geral do estado do processador. Isto quer dizer que tem menos opções e, por isso, é mais fácil de ler e muito mais leve.

O programa pode ser minimizado para a área de notificações do sistema, o que permite ver a temperatura de relance sempre que quiser.

MSI Afterburner

Afterburner

A MSI é uma conhecida marca de componentes para PC e disponibiliza uma aplicação gratuita, chamada MSI Afterburner, que serve para dar várias informações em tempo real acerca da forma como o computador está a funcionar, incluindo velocidades de actualização do ecrã e as temperaturas de vários componentes, como o processador e placa gráfica.

Esta aplicação também permite controlar a velocidade das ventoinhas para tentar afiná-las para manter a temperatura do sistema estável.

Speccy

Speccy

Esta aplicação serve para ver as especificações técnicas do computador. Inclui informação acerca de todos os componentes, da memória RAM aos periféricos, passando pelo processador. A informação em tempo real da temperatura do CPU é mostrada logo o ecrã principal da aplicação.

O Speccy pode ser minimizado para a barra de tarefas, permitindo a monitorização do CPU sem ter de ter a janela principal aberta. Os resultados podem ser também ser gravados para um ficheiro de texto para que possam ser partilhados com serviços de assistência técnica.

Real Temp

RealTemp

A medição da temperatura do CPU não é uma tarefa simples. Os valores que a maioria das aplicações mostram são estimativas e não números exactos. Isto acontece porque estão envolvidas muitas variáveis, desde a arquitectura do processador, ao número de núcleos envolvidos.

É aqui que entra o Real Temp. Esta aplicação foi pensada para processadores Intel e consegue ler a temperatura directamente a partir dos sensores incluídos no próprio CPU, o que lhe permite mostrar dados concretos e precisos.

Esta aplicação mostra a temperatura de todos os núcleos do CPU e também os velores mínimos e máximos. Esta aplicação não funciona com processadores AMD.

HWMonitor

O HWMonitor é uma das mais avançadas ferramentas de monitorização que estão disponíveis. Consegue mostrar dados em tempo real não só sobre o CPU, mas também de todos so componentes do computador.

Temperatura, voltagem, velocidade de relógio e carga, esta aplicação dá-lhe toda a informação que é possível. Também trata os núcleos do processador em separado, dando os seu valores individuais.

CPU Load Monitor

CPU-Load-Monitor

O CPU Load Monitor é uma ferramenta de monitorização avançada, que pode ser usada para controlar um grande número de métricas do CPU em tempo real. Este programa foi desenhado para grandes instalações e pode ser usado para monitorizar vários PC através de uma rede local.

Como se trata de uma ferramenta avançada, é um pouco mais complicada de usar que outras.