Sistema de informação de marketing: o que é e como projetá-lo

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 12 min

Quando uma empresa investe muito tempo e recursos em pesquisas de mercado, o melhor é encontrar um sistema que possa aproveitar esse investimento, para gerenciar e implementar essas informações de forma rápida, simples e automatizada. Não importa se é uma pequena como ou uma grande empresa como a Bet365 Portugal. Os dados podem ser difíceis de gerenciar e, se não forem tratados com as ferramentas certas, podem se tornar uma dor de cabeça.

Embora haja informações que podem ser processadas manualmente, chega um ponto em que os dados são demais para as empresas de pesquisa de marketing manipularem. Gerentes e equipes de marketing não devem passar por esses tipos de problemas. A boa notícia é que existe o Sistema de Informação de Marketing, que se propõe como uma ótima alternativa para lidar com altos volumes de dados gerados.

Evite perder tempo e esforço. Se você e sua equipe atualmente não sabem como tirar proveito de todos os dados que a empresa está gerando, continue lendo para saber por que é urgente ter um sistema de informações de marketing para orientar suas próximas estratégias de mercado.

O que é um sistema de informação de marketing?

Um Sistema de Informação de Marketing (SIM) permite que você gerencie, rastreie e registre como e com quem você está criando um relacionamento ou conversa sobre um produto ou promoção. Graças aos dados obtidos, é possível uma melhor tomada de decisão para desenvolver e cultivar um relacionamento com seu público-alvo.

Se conhecimento é poder, um sistema de informações de marketing será a fonte que fornecerá todas as informações de que você precisa em sua empresa. Os dados são uma chave estratégica para a tomada de decisões, e ter um sistema eficiente e confiável que o ajuda internamente lhe dará uma vantagem competitiva incomparável.

Os objetivos mais importantes que um sistema de informação de marketing busca atingir são a coleta de dados internos relevantes para o processo de marketing, atualizando as informações sobre as necessidades da sua empresa e proporcionando diversidade e oportunidade aos dados gerados pelo marketing.

Para que serve um sistema de informações de marketing?

Os dados de marketing são valiosos e 88% dos profissionais de marketing que os usam verificam. Graças a eles, podem melhorar seus resultados e entender melhor seus clientes. Portanto, é importante ter um processo específico para aquisição e gerenciamento de dados. Um sistema de informações de marketing oferece exatamente essa vantagem.

Entre outras de suas principais vantagens está tornar suas equipes de trabalho mais concentradas e ter as informações mais importantes da organização em tempo real. Além disso, seu departamento de marketing e vendas pode tirar proveito de:

  • Disponibilidade rápida e menor investimento de tempo na busca de informações.
  • Alto volume de armazenamento de dados.
  • Obtenção de informações de diferentes fontes dentro do mesmo sistema.
  • Atualizações constantes do banco de dados da empresa.
  • Automação de tarefas para evitar trabalho manual excessivo e obsoleto.
  • Segmentação de clientes e leads com base em resultados.
  • Identificação rápida de tendências, problemas e oportunidades.

A obtenção desses resultados requer uma combinação de tecnologia que organiza e modela adequadamente seu sistema de informações de marketing. Os elementos e fontes de informação são as ferramentas que tornam isso possível.

Portanto, vamos nos aprofundar na estrutura básica de um sistema de informação de marketing e quais são os melhores canais para a obtenção de dados.

Os 3 elementos do sistema de informação de marketing

Um sistema de informação de marketing utiliza três elementos essenciais: pessoas, máquinas e métodos, que possuem as seguintes qualidades:

  • Pessoas: para que os dados existam, deve haver pessoas que os forneçam. Especialmente ao tomar decisões com base em seus requisitos ou necessidades.
  • Máquinas: é necessária uma tecnologia adequada para coletar e processar corretamente as informações. E embora haja informações que podem ser tratadas manualmente, existem processos muito maiores e mais complexos que precisam de uma máquina para tornar as análises muito mais rápidas e eficientes.
  • Métodos: para uma boa coleta de dados, estratégias ótimas e bem executadas também são necessárias.

Nesse mesmo sentido, um sistema de informação de marketing costuma ser utilizado para acompanhar três aspectos comuns: dados internos, informações sobre a concorrência e pesquisas de mercado. Cada um rastreia dados diferentes:

1. Dados internos

Eles são aqueles que só podem ser acessados ​​por membros de sua organização. Eles destacam as capacidades da sua empresa, seus pontos fracos, áreas de oportunidade ou sucesso. Os dados internos podem ser a base para a construção de sua estratégia de marketing.

Essas informações internas podem incluir: registros de vendas, posicionamento de marca, roteiros, informações sobre seu produto ou serviço, etc.

2. Informações sobre a competição

Essas informações podem ser coletadas por meio de dados de terceiros , revistas especializadas, associações, entre outros. Essas informações são realmente valiosas para saber como seu produto ou serviço é catalogado ou posicionado diante do mercado concorrente. Os dados que você pode incluir são a participação de mercado, perspectiva de sua concorrência com base em sua indústria ou setor, comparações e tendências.

3. Pesquisa de mercado

Quando você tem um entendimento mais amplo de sua posição diante da concorrência, também é necessário saber como você pode melhorar seus produtos e experiências para seus clientes. A pesquisa de mercado coleta essas informações e podem ser obtidas por meio de pesquisas de opinião, grupos focais, redes sociais, entre outros.

Para o monitoramento adequado desses três aspectos, um sistema de informações de marketing requer uma estrutura muito geral que é dividida em quatro aspectos principais:

  • Interface do usuário: quando os dados são analisados, este elemento é tratado pelos chefes do departamento de marketing para a tomada de decisão. A interface se adapta ao usuário para processar conclusões de forma mais rápida e fácil.
  • Software: é o programa utilizado para coleta, análise e gerenciamento de dados.
  • Banco de dados: decida o formato em que as informações coletadas serão salvas. Qualquer que seja o armazenamento, deve ser seguro e imediatamente disponível.
  • Suporte de sistemas: como qualquer tipo de sistema ou gestão, é necessária uma equipa preparada a nível de hardware e software para atender e fornecer soluções imediatas em caso de problema.

Agora que você sabe quais são os elementos que compõem a estrutura do sistema de informações de marketing, vamos nos aprofundar nos canais pelos quais podem ser obtidos os dados necessários para a tomada de decisões em uma empresa.

Fontes de informação de um sistema de informação de marketing

Um sistema de informações de marketing é projetado para ser multifuncional e lidar com dados de diferentes fontes; Eles podem se enquadrar nas seguintes categorias:

  • Bancos de dados adquiridos: grandes quantidades de informações de marketing, vendas e usuários podem ser armazenados Existem diferentes tipos de bancos de dados, por exemplo, aqueles que são usados ​​para fornecer informações sobre consumidores e suas tendências de negócios ou aqueles que fornecem dados gerais sobre pessoas, como sua demografia.
  • Dados internos da empresa: uma empresa que possui relatórios de vendas e marketing possui informações valiosas ao seu alcance.
  • Afinal, nada melhor do que dados internos para a tomada de decisões estratégicas. Essas informações podem vir de unidades, departamentos, áreas ou dos próprios funcionários.
  • Pesquisa de mercado: esses dados podem ser coletados de uma pesquisa primária ou secundária. Ambos devem conter dados relevantes para a organização; por exemplo, o ambiente de negócios e concorrentes ou clientes.
  • Inteligência de marketing: Esta informação pode ser obtida de sistemas inteligentes de concorrentes, publicações comerciais e observações de mercado feitas por uma equipe designada ou um gerente. Outras alternativas podem ser feiras corporativas, clientes em potencial, reuniões ou simples conversas com distribuidores ou através de um cliente misterioso.

Essas fontes de informação podem ser integradas por um CRM, gerenciamento de conteúdo, site, plataforma de mídia social e email marketing. Isso faz sentido, uma vez que uma boa estratégia de conteúdo contém links que servem como um guia para que o usuário execute as ações necessárias. Por exemplo: preencha um formulário de contato em seu site. Isso representa uma nova entrada para o seu sistema CRM.

Agora, um CRM pode ser o núcleo de todo o seu sistema de informação de marketing, pois é ele que armazena as informações de seus potenciais clientes: seu comportamento, necessidades, problemas e desejos. Tudo durante sua viagem como comprador.

Se você combinar as funções poderosas de um CRM com estratégias de marketing por e-mail, você gerará uma conversa confiável, envolvente e automatizada com seus clientes em potencial. Além disso, ajuda a gerenciar melhor o tempo de sua equipe de vendas, pois ela pode se concentrar nas tarefas que são realmente importantes para concluir uma venda.

Embora alguns profissionais de marketing recusem o CRM tradicional , essa ferramenta é essencial para o crescimento da sua empresa nesta era digital. E não pode ser exceção para o bom funcionamento do seu sistema de marketing.

Agora você tem informações gerais sobre o funcionamento e a importância de um sistema de informações de marketing. Ainda assim, não há nada como a prática. Por isso, orientamos você sobre como fazer o seu para que possa começar a aproveitar imediatamente os dados gerados pela sua empresa e atingir o seu público alvo.

Exit mobile version