Cinquenta a bater

É comum ouvirmos que os quarenta são os novos vinte. É uma meia-verdade. Estou a chegar aos cinquenta e não me parecem os novos trinta. Também já estou na fase do ‘soubesse o que sei hoje e…’, provavelmente estaria num ramo profundamente científico.

Li apaixonadamente o livro Lifespan, de David Sinclair, sobre o tema do antienvelhecimento e de como em breve poderemos reprogramar as células para reverter o processo do envelhecimento. Agora estou com um interessante Manipular Darwin de Jamie Metzl, um reputado futurista que apresenta cenários interessantíssimos sobre o futuro da biologia, da nossa biologia e da espécie humana. Serão os cinquenta a bater, certamente. Tudo isto para chegar a algo que considerava inevitável e que a pandemia apressou.

A telemedicina não será o que de mais excitante temos à nossa espera, mas é certamente o próximo passo onde veremos alguma massificação na telessaúde (tem online o plano estratégico dos SPMS) que hoje passa muito pelo nosso smartphone e todos os gadgets que podemos ter a nós “acoplados”.

O sector da tecnologia da saúde foi o que teve o terceiro maior investimento de capital de risco na Europa, cerca de 4,2 mil milhões de euros.

Vim dar uma volta gigantesca para lhe falar da Ada, uma aplicação gratuita de avaliação de sintomas e diagnóstico que já é utilizada por mais de dez milhões de pessoas. A forma de funcionamento é simples e direta. Crie uma conta – que até pode ficar anónima – e a app far-lhe-á um conjunto de perguntas orientadas pelo motor de IA e extensa biblioteca médica e no fim dar-lhe-á uma ou mais causas prováveis dos seus sintomas.

Este diagnóstico pode depois ser exportado em PDF para que o possa enviar a um profissional de saúde. A app vai guardando as avaliações que vai fazendo e, como base nestas, cria o seu registo/perfil de saúde.

Eu vejo-a um pouco como o profissional de saúde que faz a triagem no hospital e me entrega a pulseirinha com a cor que reflecte a urgência dos meus sintomas. A vantagem é que na Ada, mesmo com um simples espirro, recebo uma pulseira vermelha e um diagnóstico imediato.

Exit mobile version