Como predefinir um browser diferente no Windows 11

O browser de Internet também pode ser alterado no Windows 11, só requer mais alguns passos que nas versões anteriores
Windows-11-Start-Dark

Tal como acontece no Windows 10, quando instala o novo Windows 11, o browser que é predefinido pelo programa de instalação é o Microsoft Edge.

Embora o Microsoft Edge seja um browser excelente, cheio de funcionalidades, como a possibilidade de usar separadores verticais, colecções de sites favoritos ou a possibilidade de sincronização das sessões entre plataformas, muitos utilizadores preferem usar outros browsers, como o Firefox, Chrome ou o Opera.

Tal como é possível nas outras versões do Windows, também no Windows 11 é possível alterar o navegador de Internet por defeito. A única dificuldade é que, no Windows 11 é necessário alterar mais definições separadas para o conseguir fazer.

Neste guia para Windows 11, mostramos-lhe como pode definir um novo browser padrão no Windows 11.

Siga estes passos:

Clique no botão ‘Início’ e no menu que aparece, clique em ‘Definições’.

Browser1

Na janela das ‘Definições’, clique em ‘Aplicações’ na coluna da esquerda. Na zona central, clique em ‘Aplicações predefinidas’.

Browser2

Na lista que aparece, procure o browser que quiser usar.

Browser3

Assim que clicar no nome do browser o conteúdo da janela muda para os diversos tipos de ficheiros e serviços online que normalmente são abertos através do browser de Internet. Vai ter de escolher o browser para todos os tipos de ficheiros diferentes, como:

.html

.pdf

.shtml

.svg

.webp

.xht

FTP

HTML

HTTPS

Browser4

Assim que completar estes passos, o browser que escolheu utilizar irá ser usado automaticamente para abrir estes ficheiros ou usar os serviços online.

Embora neste momento, o método de alteração do browser seja um pouco trabalhoso, pode vir a ser alterado na versão final do Windows 11 que está programada para chegar na parte final do ano.