Before We Leave

Que tal um jogo de estratégia sem violência?

O que é que tem hexágonos como Civilization e permite criar uma civilização sem ter de disparar um único tiro? É um jogo chamado Berfore We Leave, da editora independente neozelandesa Balancing Monkey Games.

Após uma catástrofe planetária, os habitantes de um planeta passaram gerações debaixo de terra, em bunkers. Mas agora chegou a hora de saírem e reconstruirem a sua civilização. Isto começa com a construção de pequenas cabanas, recolha de recursos e plantação de batatas (o único alimento que está disponível, como em The Martian, lembra-se?).

Pesquisar para evoluir
Através de pesquisa, podem desenvolver-se novas tecnologias, que vão permitir aos nossos seres irem para outros planetas e começar tudo de novo. Mas as coisas não são tão simples como parecem. Há que planear para que as colónias que se vão formando nos vários continentes do planeta consigam funcionar de uma forma eficaz. E, depois, há as “baleias espaciais” – estes seres apenas querem uma coisa: comer a nossa comida.

Além dos detritos deixados para trás pelas civilizações anteriores, os continentes apenas têm plantas e rochas em vários tipos de ambientes como desertos ou gelo, cada um com os seus desafios específicos. Os planetas têm ciclos noite/dia e, se fizer zoom out, consegue ver a estrela que rege o sistema solar onde está.

Até às estrelas
A exploração é uma das peças fundamentais de Before We Leave, porque é através dela que se consegue encontrar tecnologias ancestrais para desenvolver novos recursos. Claro que há sempre dificuldades, como manter os habitantes felizes para que estes trabalhem mais depressa e fazer avançar a colónia mais depressa. Uma das formas que pode usar para ter os habitantes felizes é mantê-los alimentados e com recursos suficientes para que possam trabalhar.

Um dos objectivos finais de Before We Leave é levar uma civilização até às estrelas e colonizar outros planetas do sistema solar. Francamente, a falta de inimigos e de batalhas épicas não é um defeito – é mesmo uma das coisas mais surpreendentemente agradáveis deste jogo.


Editora: Balacing Monkey Games

Distribuidora: Steam

Disponível para: PC

Preço: €17,99


Selo PCGuia Excelência