A oportunidade de desenvolver um novo ‘Star Wars: Battlefront’ terá sido determinante para a Electronic Arts encerrar a BioWare e cancelar o próximo ‘Mass Effect’. Segundo a Bloomberg, a editora considerou o projecto da Lucasfilm um investimento «menos arriscado e com resultados mais previsíveis que outro capítulo da sua série de RPG de ficção científica».
O encerramento foi anunciado a 21 de Outubro e, numa comunicação aos trabalhadores, a EA confirmou que uma pequena equipa da BioWare estava nas fases iniciais de desenvolvimento do novo ‘Mass Effect’ e que decidira não avançar, o que implicava fechar o estúdio e as instalações de Edmonton, no Canadá.
A explicação, agora avançada pela Bloomberg, descreve uma escolha entre dois projectos com custos previstos de «centenas de milhões de euros». De um lado estava o próximo ‘Mass Effect’, referido como ‘Mass Effect Universe’; do outro, a possibilidade de trabalhar com a Lucasfilm num terceiro ‘Battlefront’.
Segundo as fontes ouvidas pelo site, os responsáveis da EA optaram por financiar o jogo de ‘Star Wars’, apesar de o desenvolvimento ainda não ter começado à data dessa decisão. Esta avaliação terá ocorrido num período de «pressão financeira acrescida».
De acordo com a Bloomberg, a aquisição da EA por 55 mil milhões de dólares, liderada pelo fundo de investimento público da Arábia Saudita, deixou a empresa com uma dívida de 18 mil milhões de dólares. A necessidade de receitas mais previsíveis terá favorecido ‘Battlefront 3’.
