Binance começa a leiloar NFT com versões digitais de obras de arte criadas por Andy Warhol e Salvador Dalí

A Binance justifica estas escolhas com o facto de as abordagens inovadoras destes dois artistas «espelharem o espírito do actual panorama dos NFT».
©Binance | Divine Comedy
©Binance | Divine Comedy: regebet

Como já tinha sido anunciado, o site Binance, mais conhecido por ser uma plataforma de transacção de criptomoedas, abriu um mercado de NFT e começou hoje um leilão com mais de cem peças artísticas.

Para assinalar este lançamento, há duas colecções de obras de arte em destaque – Three Self-Portraits, de Andy Warhol; e Divine Comedy: regebet (imagem de destaque), de Salvador Dali.

Esta última, com várias gravuras inspiradas no Inferno de Dante, recebe a designação ‘regebet’ na Binance devido a uma nova abordagem: «Inclui elementos de blockchain, incluindo o símbolo do bitcoin, o logótipo da Binance e a assinatura do CEO da empresa, Changpeng “CZ” Zhao», explica a plataforma.

A Binance justifica estas escolhas com o facto de as abordagens inovadoras destes dois artistas «espelharem o espírito do actual panorama dos NFT».

Os leilões das suas obras terminam no dia 26 de Junho, com as licitações a serem feitas em BUSD, a criptomoeda estável da Binance, baseada no Dólar americano, Bitcoin e Binance Diamond.

©Binance
©Binance | Three Self-Portraits de Andy Warholl já vale 2,5 milhões de dólares.

A Three Self-Portraits original está, neste momento, com uma licitação de 2 520 000 BUSD (cerca de dois milhões de euros) – actualmente é mesmo a obra de arte mais cara em leilão na Binance. Quem arrematar este NFT recebe ainda a peça original física. Há ainda várias recriações desta obra feita por outros artistas, com um valor menor.

O leilão conjunto das obras de Warhol e Dali na Binance recebe o nome Genesis e pode ser visto aqui.