Blocks One MKII

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

A nova One MKII, da portuguesa Blocks, resolve o problema que temos sentido com praticamente todas as impressoras 3D que temos testado até ao momento, ao disponibilizar um produto que está completo, finalizado e pronto a trabalhar, em vez de ficarmos com a sensação de se tratar de um projecto ‘work in progress’. Começando pelo fundamental, a estrutura é bastante sólida, em dibond (um composto de alumínio), com todos os elementos devidamente instalados e protegidos. Não é necessário fazer qualquer tipo de afinação adicional, além das óbvias calibrações da mesa e da cabeça de impressão, embora isto apenas seja necessário na primeira utilização, já que a partir daí, o sistema faz um nivelamento automático no início de cada impressão.

Fora da estrutura, está o suporte para a bobine do filamento e, no topo, a cablagem e o tubo de alimentação do filamento para a cabeça de impressão. De um dos lados está a entrada USB para ligar a impressora a um PC e à frente temos o leitor de cartão SD e um ecrã LCD, que embora monocromático, tem uma boa definição, e um pequeno potenciómetro, que serve para navegar nos menus da impressora.

Relativamente ao mecanismo, destaque para a colocação de um painel de vidro sobre a mesa de impressão, sendo esta aquecida, para facilitar o manuseamento de alguns materiais mais exigentes. Como habitual, recomenda-se o uso de colas ou de laca para garantir uma boa aderência, especialmente em impressões que ocupem uma área grande da superfície da mesa. Só é estranha solução encontrada para fixar o vidro ao tabuleiro sejam quatro molas: que embora eficazes, contrastam com o restante ar premium da One MKII.

De resto temos uma impressora com uma velocidade de impressão de 60 mm/s, com nozzle de 0,4 mm que pode ser substituído por outro à escolha, e uma área total de 210 x 210 x 200 mm. O tempo de impressão não difere muito de outros modelos equivalentes, mas o funcionamento é mais silencioso, com a Blocks a anunciar um ruído entre 40 e 50 dB, que só não é mais baixo porque a estrutura não é fechada. Falta só referir que esta Blocks One MKII está preparada para imprimir os tradicionais filamentos de PLA, bem como de madeira, metal, Flex, PETG, ABS e Nylon. Por ser feita em Portugal conta com pontos de assistência técnica e reparação no Sul, Centro e Norte, além do apoio online.


Distribuidor: Blocks

Contacto: blockstec.com

Preço: €999


Ficha Técnica

Área de impressão: 210 x 210 x 200 mm
Resolução: 200 microns, 100 microns, 20 microns
Velocidade de impressão: 60 mm/s
Ligações: USB, Cartão SD
Sistemas suportados: Windows, macOS, Linux
Extras: cabo de alimentação, cabo USB, cartão SD, espátula, pinça, peça de calibração
Dimensões: 415 x 390 x 370 mm
Peso: 11 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version