Partilha de conteúdos e dos nossos dados

Como as apps que temos instaladas nos nossos telemóveis nos espiam e usam os nossos dados.

Este mês temos o início da campanha Freedom to Share e como os nossos telemóveis nos “espiam”.

Começando pela campanha Freedom to Share, este movimento foi iniciado por membros de alguns partidos piratas, para lançar o debate a nível europeu, sobre a despenalização da partilha na Internet. Esta é uma das bandeiras principais dos vários partidos piratas que aliás está no manifesto do Partido Pirata Português.

Seguindo para o segundo tema, foi me enviado um trabalho jornalístico norueguês de investigação muito interessante, sobre como as apps que temos instaladas nos nossos telemóveis nos espiam e usam os nossos dados. Aconselho todos a ler, para perceberem o quanto estamos expostos: bit.ly/3r7C6Ev.

Por fim, só deixar uma nota para a intervenção de Miguel Sousa Tavares na TVI: pelos vistos mostrou-se um “entendido” em Blockchain, mas acabou por só dizer asneiras. Então, o Blockchain é uma nova tecnologia americana para acabar com as fake news…? Sim, senhor, tantos professores universitários a ensinar tecnologia e MST aparece para mostrar que sabe mais que os outros… já é difícil explicar este tipo de conceitos a quem não é da área e ainda se torna mais difícil, quando se dizem asneiras destas na TV. Enfim…