Encriptação e petições

Kjpargeter /Freepik

Devido à pandemia, e a tudo o que se tem passado neste ano atípico, cada vez é mais difícil ter notícias sobre os bastidores da política, em relação à transformação digital da Europa e não só. Ainda assim, temos temas que podemos abordar, nomeadamente algumas propostas que surgiram, nos últimos meses, na União Europeia sobre encriptação dos dados.

Apesar de só agora me referir a este tema agora, surgiu em Outubro e é algo bastante importante para passar em claro. Houve um leak de uma série de documentos da União Europeia sobre propostas para que se tenha “acesso legal” aos serviços de criptografia dos Estados Unidos, com a justificação de se poder investigar melhor casos de terrorismo e similares.

Como consequência, abre-se um precedente para que a nossa privacidade possa ser violada… podem ler mais sobre este assunto no site da Electronic Frontier Foundation. Lembrem-se: «Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança».

Por fim, trago-vos três petições que merecem a atenção de todos. A primeira, da Free Software Foundation, põe em causa a utilização de software fechado pelas escolas nesta altura de pandemia: muitas vezes, os estudantes têm de estudar a partir de casa e ainda estão restringidos ao software que podem usar; a segunda é sobre o rendimento básico incondicional, de que já falei aqui algumas vezes, para que se implemente a nível europeu (bit.ly/3fij0WL); a terceira, é da amnistia internacional para que Julian Assange seja libertado de vez (bit.ly/32VWfD6).