Oppo apresenta ideia para um smartphone com ecrã expansível

Esta proposta da Oppo pode vir a ser ser uma alternativa aos smartphones com ecrãs dobráveis.

A Oppo apresentou recentemente o Oppo X 2021, um novo conceito de smartphone com um ecrã que em vez de dobrar, enrola para dentro do dispositivo. Com um toque num botão, o ecrã do X 2021 passa de 6,7 polegadas para 7,4 polegadas e o software adapta a imagem automaticamente às novas dimensões.

Uma das funcionalidades curiosas deste dispositivo é que o utilizador não está limitado a usar 6,7 ou 7,4 polegadas, podendo definir um tamanho intermédio para o ecrã através do software do telefone.

O ecrã do X 2021 tem um motor integrado do lado esquerdo, com um diâmetro de 8,8 mm, que enrola e desenrola o ecrã OLED a pedido. O ecrã está montado numa guia para lhe dar rigidez. O chassis do smartphone é composto por duas peças que se movem ao mesmo tempo para um melhor suporte estrutural.

A Oppo registou 122 patentes para este projecto, 12 das quais respeitam apenas ao sistema de motorização.

A empresa não ofereceu mais detalhes acerca do ecrã do novo smartphone e frisou que este dispositivo ainda está na fase de desenvolvimento e que espera trazer esta tecnologia para o mercado “quando for a altura certa”.

A ideia de usar um ecrã que enrola não é propriamente nova. A LG lançou recentemente um televisor com ecrã OLED que enrola para dentro da base. A utilização desta tecnologia em smartphone coloca desafios mais complicados de ultrapassar, principalmente no que respeita à resistência estrutural e à durabilidade.