Gaming no mundo do marketing digital

Tempo de leitura: 6 min
©Unik-SEO

Gaming SEO ganha vidas no espaço online
Sabia que o crescimento da indústria do gaming já superou o da indústria cinematográfica? E o futuro advinha-se cada vez mais gamer, tendo em conta o interesse dos mais jovens no assunto. A isto acresce a disseminação do acesso à Internet de alta-velocidade em conjugação com a afirmação dos mercados emergentes que trazem cada vez mais fãs para o mercado.

A indústria apresenta, assim, oportunidades únicas que uma agência de marketing digital, particularmente uma agência de SEO, poderá ajudar a potenciar.

O universo do gaming é composto milhões de sites, pelo que a competição é fértil. Isso reforça a necessidade de gaming SEO para que, nesse universo, a sua página se destaque nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP).

Lembre-se que os websites que aparecem na primeira página do Google adquirem a maior fatia do tráfego. Quanto mais visibilidade, maiores são as hipóteses de conversão enquanto, ao mesmo tempo, se vai estabelecendo a autoridade na internet. Cabo a uma agência de marketing digital pesquisar, planear e desenhar um plano que responda a cada caso específico.

A Unik SEO, agência de marketing digital focada em SEO, tem desenvolvido um trabalho interessante na área do gaming SEO.

Gaming SEO: o que é e porque é importante?
Vamos, antes de mais, rever os básicos: Gaming SEO significa Search Engine Optimization (SEO) desenhado para websites na indústria do gaming. Trata-se de otimizar determinada página – no caso, relacionado com o universo dos videojogos – para que esta tenha o melhor desempenho possível nos resultados dos motores de busca. Isto passa por desenvolver e aplicar estratégias personalizadas, dentro e fora da página, que alavanquem esse resultado.

Gaming SEO: o trabalho de uma agência de SEO
Uma agência de marketing digital, em particular uma agência de SEO, é a parceira ideal para trabalhar na vertente do gaming SEO. Para tal, tem que se definir um plano de trabalho adequado a cada caso. Vejamos alguns pontos importantes do trabalho de uma agência SEO no caso de gaming SEO.

Como em qualquer projeto a cargo de uma agência de SEO, independentemente de ser SEO gaming ou não, é importante fazer uma auditoria e otimização do website em análise, bem como o mapeamento do universo de keywords.

Para além disso, é definida uma estratégia de conteúdos – no caso do gaming SEO, o vídeo é particularmente importante – através de posts em blogues. As redes sociais também têm de ser ativadas como parte fundamental da estratégia da agência de marketing digital no campo do SEO Gaming.

Identidade, análise e comunidade
O mundo do gaming tem diversos géneros e é importante que no trabalho de gaming SEO se tenha isso em mente. Vejamos; existem sites com publicações sobre gaming, portais de jogos, vendedores e distribuidores de jogos, bem como blogs de gaming – e tudo isto é matéria de trabalho para uma agência de SEO.

Um dado importante de lembrar é que os gamers são muito engajados com o tipo de conteúdo a que pretendem aceder. Por isso, é fundamental que a identidade desses mesmos conteúdos – da sua marca – esteja muito bem definida, para chegar à audiência certa e ter o impacto certo. Essa estratégia pode beneficiar da capacidade de segmentação que este mercado tem e que permite um alcance cirúrgico.

Outro dos pontos importantes do gaming SEO é, também, a componente da análise da competição. Há milhares de sites de gaming na internet e, portanto, é fundamental estar a par de quais são os sites mais visitados e como param as modas do mercado, para que o seu site esteja o mais atualizado possível. Essa análise é possível de fazer através de uma pesquisa pelos trending topics que os gamers procuram todos os dias. Isso permite analisar o conteúdo e conhecer melhor a audiência.

E esse é outro ponto fundamental: conhecer a comunidade é particularmente importante no SEO gaming. A comunidade gamer é uma comunidade muito apaixonada que junta milhões de fãs espalhados um pouco por todo o mundo, criando uma rede muito entusiasmada que se apoia mutuamente, em tópicos sobre jogos e dúvidas à volta destes.

Na ótica do gaming SEO, é importante dizer que obter links de fóruns de gaming é extremamente importante para o trabalho que uma agência de marketing digital pode fazer no âmbito da sua especialidade como agência de SEO.

O gaming continua a crescer e o trabalho SEO é fundamental para navegar nesse mundo fascinante. Está pronto?

Exit mobile version