FRITZ!Box 7590

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Destinado a utilizadores profissionais e pequenos escritórios que queiram integrar todas as funcionalidades, em termos de telecomunicações, num só dispositivo, o 7590 tem quatro portas Gigabit LAN, uma Gigabit WAN para ligar a um modem já existente, mas também está preparado para lidar com ligações analógicas e digitais ADSL2+ e VDSL, podendo neste último caso atingir os 300 Mbps.

Este router tem ainda duas portas USB 3.0, que podem ser usadas para ligar um disco externo (actuando assim como um NAS) e uma impressora multifunções, para que possa ser acedida por todos os equipamentos ligados à rede. Pode ainda usar uma das portas USB para ligar uma pen de dados móveis (3G, 4G LTE ou até 5G, quando estiver disponível), para que, em caso de perda de sinal de Internet, possa utilizar esta ligação de dados adicional para nunca perder a sua ligação.

Onde a idade começa a pesar neste router é quando olhamos para as capacidades da sua rede Wi-Fi, pois ainda não é compatível as mais recentes normas de Wi-Fi 6, embora garanta um excelente desempenho nas ainda actuais ligações 802.11 AC de dupla banda (2,4 e 5 GHz). Ligando-o directamente ao Smart Router da Vodafone, com uma ligação fibra de 1 Gbps, este FRITZ!Box 7590 “envergonhou” o router da operadora, ao registar velocidades significativamente superiores e um maior alcance, chegando ao ponto de atingir os 50 Mbps nos downloads e os 30 no upload, em zonas onde a rede Wi-Fi do router da Vodafone já não conseguia chegar.

Todas as funcionalidades deste router são facilmente configuradas através do sistema operativo FRITZ! OS, onde poderá configurar, desde os protocolos de segurança como o acesso à rede Wi-Fi WEP3, passando pelo sistema de controlo parental. Pode inclusive reduzir a velocidade das portas Gigabit para 100 Mbit para reduzir o consumo energético, criar horários para desligar a rede Wi-Fi, filtrar portas, bloquear pings indesejados dentro da rede, entre outros parâmetros, como alguns mais específicos para ambientes profissionais, razão pelo qual tem um custo mais elevado que o habitual.


Distribuidor: FRITZ!Box

Site: fritzbox.pt

Preço: €299


Ficha Técnica

Padrões de rede sem fio: 802.11b/g/n/ac
Bandas Wi-Fi: 2,4 GHz, 5 GHz
Segurança Wi-Fi: WEP, WPA, WPA2, WPA-PSK, WPA2-PSK, WPA3
Ligações: RJ45 Gigabit WAN, 4 x RJ45 Gigabit Lan, ADSL/VDSL, ISDN, 2 x portas analógicas (telefone, fax, etc), 2 x USB 3.0
Dimensões: 250 x 184 x 48 mm
Peso: 522 gr


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version