Samsung Galaxy Watch Active 2 já permite medir tensão arterial

Conforme tínhamos dito durante o nosso teste ao Galaxy Watch Active 2, este smartwatch da Samsung possui oito sensores de monitorização de frequência cardíaca mais precisos, bem como um sensor de electrocardiograma (ECG), mas que ambos só poderão ser utilizados correctamente quando as autoridades de saúde locais (de cada país) aprovarem a sua utilização. 

Para já, o Ministério da saúde Sul Coreano (MFDS – Ministry of Food and Drug Safety) aprovou a utilização dos Galaxy Watch enquanto dispositivos e software de auxílio médico. Para tal, a Samsung lançou a aplicação Health Monitor, apenas no mercado Sul Coreano, que permite, nesta fase, a medição da tensão arterial, estando agendada a medição de electrocardiograma durante o outono. 

Esta solução não irá, no entanto, substituir um medidor de tensão arterial tradicional, sendo este necessário para efectuar a calibração do sistema, algo que deverá ser realizado de quatro em quatro semanas, para uma leitura mais precisa. Não existe previsão sobre a disponibilização desta tecnologia em mercados fora da Coreia do Sul, visto a mesma exigir a aprovação das autoridades de saúde, que nesta altura, ainda estão atrapalhadas em lidar com a situação de pandemia do novo Coronavírus.