HardwareNotícias

Raspberry Pi 4 disponível agora com 8 GB de memória RAM

O microcomputador mais famoso do mundo acaba de receber uma versão com 8 GB de memória RAM, bem como um novo sistema operativo de 64-bits, designado de Raspberry Pi OS.

Lançado há cerca de um ano, o Raspberry Pi 4 acaba de receber uma importante actualização, com a chegada do modelo com 8 GB de memória RAM. Esta versão, embora prevista desde o início, devido ao processador BCM2711 suportar até 16 GB de memória do tipo LPDDR4, só agora foi possível lançar esta versão graças ao contributo da Micron, que só agora lançou um chip de memória com essa capacidade.

Com a introdução desta capacidade de memória, que de certa forma aumento o consumo de energia da placa, foi necessário uma ligeira alteração no circuito de alimentação do Raspberry Pi 4, embora isso não implique qualquer alteração nas caixas compatíveis com os modelos com outras capacidades, já que as ligações, como a entrada USB-C para alimentação, se mantém no mesmo sítio.

Mais importante que esta alteração física, foi a alteração necessária com o sistema operativo, que passou a ser de 64-bits, devido às limitações da versão de 32-bits, que só suportava até 3GB de memória RAM. Para celebrar tal feito, o sistema operativo oficial destes equipamentos mudou também de nome, passando de Raspbian para Raspberry Pi OS. O novo Raspberry Pi 4 Model B de 8GB, bem como os restantes modelos disponíveis, podem ser adquirido em Portugal, através da Mauser.pt, distribuidor autorizado da marca.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×