Canon permite usar as suas DSLR e Mirrorless como webcam

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Recorda-se da nossa Dica do Dia, que permitia a utilização do seu smartphone Android enquanto webcam para as videoconferências (Zoom, Microsoft Teams e outras) no seu PC? Pois bem, a Canon decidiu chegar-se à frente, e lançou uma solução ainda melhor, usar a sua máquina fotográfica (DSLR, Mirrorless e compacta) Canon EOS e PowerShot enquanto webcam no seu PC, através do software EOS Webcam Utility.

Infelizmente a solução ainda não está disponível nem na página portuguesa da Canon, nem na Europeia, pelo que é fundamental aceder-se à página norte-americana, referente à ferramenta (aqui). Acedendo à secção de download de drivers e software dessa mesma página, apenas precisará de usar o software, e ligar a câmara por USB, para ter acesso à melhor webcam que alguma vez experimentou.

Para poder tirar partido deste software, deverá ter uma câmara Canon compatível com o mesmo, ou seja, uma das EOS DSLR e Mirrorless indicadas na imagem acima, bem como uma das mais recentes câmaras compactas da gama PowerShot, como a PowerShot G5X Mark II. Embora o software tenha sido desenvolvido para o mercado Norte-Americano, isso não significa que o mesmo não possa ser usado fora desse território, apenas que perderá o direito ao suporte pela sua utilização.

Novamente, por se tratar de um software criado para o mercado Norte-Americano, é normal encontrar designações de câmaras diferentes das utilizadas na Europa, como o caso das referidas EOS Rebel SL2, SL3, T6, T6i, T7, T7i e T100, que correspondem às EOS 200D, 250D, 1300D, 750D, 2000D, 800D e 4000D, respectivamente. Veja este vídeo que explica como Descubra agora um vídeo como colocar a sua Canon EOS (ou PowerShot) a trabalhar como webcam na sua próxima videoconferência.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version