CuriosidadesNotícias

Overclocker supera os 8.1 GHz de um processador AMD FX-8350

Overclocker alemão consegue atingir os 8127 MHz num processador AMD que foi arrefecido por Azoto Líquido a -180ºc, mas o desempenho ficou aquém do esperado.

O overclock é, para muitos como eu, uma forma de melhor extrairmos o desempenho de um componente, porém por vezes são cometidos exageros, só porque sim. Foi exactamente isso que o overclocker alemão der8auer decidiu fazer, ao pegar num velhinho AMD FX-8350, lançado originalmente no final de 2012, e ver até onde conseguia atingir utilizando azoto líquido (LN2) para o arrefecimento do mesmo.

Com uma velocidade de origem de 4.0 GHz, recordamos que este processador utiliza a limitada arquitectura Bulldozer, e um processo de fabrico de 32 nm, razão pelo qual não se esperava um resultado tão surpreendente. Graças à ajuda de uma competente motherboard Asus 970 Pro Gaming/Aura equipada com um módulo de memória Corsair Vengeance DDR3 a 2666 MHz.

Para poder ajustar as voltagens de alimentação em tempo real, der8bauer utilizou um sistema Elmore EVC2 PCB, solução essa que lhe permitiu atingir os 8127 MHz, embora com apenas um núcleo, graças a uma voltagem de 1.920 volts, e a uma temperatura de 180ºc negativos, graças ao uso de um sistema de azoto líquido para arrefecimento do processador

Infelizmente só foi possível estabilizar a 7.5 GHz, velocidade que permitiu atingir 172 pontos no CineBench R15 (Single-Core), resultado que mal conseguiu superar um mero processador Intel Core i7-4770k à sua velocidade normal de 3.5 GHz (até 4.0 GHz em modo Turbo).

PCGuia

1 comentário

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×