PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O que era básico ficou mais complexo
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Praia das Maçãs > O que era básico ficou mais complexo
OpiniãoPraia das Maçãs

O que era básico ficou mais complexo

Pedro Aniceto
Publicado em 10 de Abril, 2020
Tempo de leitura: 3 min
Pixabay

Muitos dos pedidos que me vão sendo feitos por particulares, e algumas empresas, estão relacionados com tarefas que, hoje em dia, deveriam ser bem mais simples que, na realidade, são.

- Publicidade -

Um pequeno negócio, uma associação ou qualquer outra estrutura que não tenha grandes meios técnicos ou recursos humanos, precisa quase sempre de montar uma ‘frente Web’ para mostrar a sua actividade ou receber contactos de potenciais clientes.

Não faz muito tempo que um amigo me apontou a realidade da publicidade em automóveis, dizendo-me: «Há muita viatura decorada com endereço de e-mail, mas poucas com com o anúncio do seu site Web». É um facto inegável. As grandes companhias estão presentes, as pequenas refugiam-se em soluções alternativas. A qualquer negócio é possível abrir uma presença nas redes sociais (a quem é que eu quero enganar? No Facebook…), mas está longe de ser uma presença global e que não satisfará a maioria dos potenciais consumidores. Quem é que quer ter no feed uma presença de um negócio de cuja necessidade só esporadicamente se necessita? O consumidor é basta vezes preguiçoso e quer ir directo ao assunto sem buscas intermináveis. Porque é que mesmo o mais pequeno negócio não implementa um site?

Porque não é barato, porque não é fácil, porque não tem ferramentas básicas que lhe permitam uma versão ‘faça você mesmo’? As ferramentas para o fazer, na verdade existem mas requerem alguma capacidade técnica que os utilizadores não têm (ou julgam não possuir).

E nisto os fabricantes têm alguma “culpa” no cartório destas coisas. Se em tempos a Apple lançou ferramentas básicas e simples que permitiam a qualquer um lançar-se na “aventura” de construir projectos de forma simples, demitiram-se dessa vertente, descontinuando utilitários que lhes permitiam o orgulho de dizer «Fui eu que fiz», para os abandonar no mato sem cachorro ou mandá-los procurar soluções noutra freguesia.

Soluções que repito, existem, mas que são tecnicamente complexas e que requerem uma curva de aprendizagem que o Sr. Zé da Drogaria Ideal não tem tempo, nem paciência nem vontade de colocar a uso. E assim refugia-se no Facebook, local onde, no meio da multidão e do ruído cibernético, passa mais despercebido que um Maçarico no Aeroporto do Montijo…

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:Applefaça você mesmoFacebookOpiniãositesUtilizários
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}