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Desde o início da crise do COVID-19, a Internet na Europa tem funcionado sem problemas

Por: Pedro Tróia Publicado em 1 de Abril, 2020
Tempo de leitura: 4 min
Streaming

A BEREC, a agência europeia que reúne os vários reguladores de telecomunicações dos países membros, fez saber esta semana que não têm ocorrido problemas de congestionamento das comunicações via Internet na Europa, desde o início da crise do Coronavírus.

A agencia diz também que, apesar do tráfego nas redes fixas e móveis ter crescido significativamente, não se registaram nenhuns problemas de maior na Europa, por esgotamento da largura de banda disponível.

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Esta informação vem no seguimento de vários especialistas terem previsto que a infra-estrutura pudesse não aguentar o aumento de tráfego causado pelo facto de muitos utilizadores estarem em casa de quarentena na maioria dos países europeus.

A agência também fez saber que ocorreram alguns problemas “locais e temporários” em certas zonas, mas que foram resolvidos rapidamente e não foram considerados “fora do normal”.

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A agência também louvou os operadores de telecomunicações de alguns estados membros, pela implementação de medidas amigas dos consumidores, como o aumento dos limites de tráfego nos pacotes de dados disponíveis nas subscrições, durante o período de quarentena.

Ainda segundo a BEREC, o tráfego de Internet na Europa não só estabilizou, como também se reduziu nas horas de mais consumo, em alguns países da UE. A agência afirma que isto se ficou a dever às medidas de redução de tráfego implementadas por alguns fornecedores de conteúdos.

Há duas semanas, a UE pediu formalmente aos serviços de streaming para reduzirem a qualidade da imagem nos mercados europeus, para impedir que a infra-estrutura de Internet entrasse em colapso por causa da maior procura.

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O Netflix e o YouTube foram os primeiros a responder ao pedido e, na semana passada, começaram a distribuir os seus streams com menor qualidade de imagem na Europa. No caso do YouTube, todos os vídeos são reproduzidos em SD por defeito e no caso do Netflix foi reduzido o bitrate do vídeo mas não a resolução.

O YouTube acabou por estender a medida aos utilizadores em todo o mundo e não só na UE.

A Amazon Prime Video, Disney+ (ainda não disponível em Portugal) e o Facebook responderam ao pedido da BEREC mais tarde, mas também reduziram a qualidade dos vídeos que servem na Europa.

A Akamai, Microsoft e a Sony, apesar de não terem recebido um pedido directo da UE, também decidiram limitar a largura de bando nos downloads de jogos para evitar congestionamentos quando é lançado um novo jogo ou actualização que tenha de ser distribuída a milhões de utilizadores.

Apesar de tudo, alguns especialistas vieram criticar o pedido da BEREC, denominando-o “pânico desnecessário”. Vários fornecedores de serviços dizem que as principais vias de comunicação da Internet (backbone) foram pensadas especialmente para momentos como o que estamos a viver e foram desenhadas para suportar volumes de tráfego muito altos e súbitos.

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Etiquetas: BEREC, COVID-19, Europa, Internet, Netflix, stream, Streaming, YouTube
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Por: Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
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