Há uma app para tudoOpinião

Danada

A Dabox é uma ferramenta de captação de clientes fantástica.

Sou da opinião de que a banca tradicional, ou pelo menos os mais atentos nela, se sente extremamente ameaçada pelas fintech. Carregam o peso de um modelo de negócio com centenas de anos e que se viu confrontado com as radicais mudanças dos paradigmas tecnológico e, consequentemente financeiro deste início de século.

A questão, claro está, não é do modelo de negócio da banca, mas sim das dificuldades que o peso da estrutura física e tecnológica desta causam na agilidade que é necessária para endereçar um mundo em constante mudança. No âmbito da entrada em vigor do open banking, os bancos têm agora de disponibilizar o acesso (desde que devidamente autorizados) a informação sobre as contas dos clientes a terceiros.

Isto permitiu, por exemplo, que as aplicações mobile bancárias possam agora juntar contas de diversas entidades numa única app. O Millenium BCP fê-lo. A CGD fê-lo melhor, parece-me, com a Dabox. E digo ‘melhor’, porque aproveitou a onda e seguiu um modelo vencedor, já visível na app da Revolut, a que chama ‘personal trainer financeiro’. A grande diferença para esta última é que pode ter todas as suas contas numa aplicação. E, na realidade, é isso que faz toda a diferença. Acredito firmemente que o insucesso possa estar separado do unicórnio por apenas uma vírgula. A Dabox é um passo firme e na direção certa por parte da CGD.

Depois de efetuado o registo (para já apenas para clientes Caixa Direta) e autorizado o acesso às contas que tenha noutros bancos, a Dabox dar-lhe-á uma visão 360º da sua vida financeira, desde o estabelecimento de orçamentos mensais, à categorização das despesas ou às dicas e alertas personalizados. Tudo isto contribui para que a Dabox, não duvide, seja uma poderosíssima ferramenta de gestão financeira pessoal.

A que preço? O download é gratuito. Por outro lado, a CGD já informou que irá começar a cobrar comissões nas transferências feitas pela app MB Way da SIBS e, quando começar a disponibilizar a Dabox a todos os interessados terá na mão uma ferramenta de captação de clientes fantástica. Todos ganham, mas já se sabe, numa sociedade capitalista uns mais que outros. É que ninguém dá nada.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×