Cidade do Porto recebe mais de 500 especialistas mundiais na área da informática

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Portugal foi o país escolhido para receber aquela que é a terceira edição do “Congresso Mundial dos Métodos Formais”.

O Porto é a cidade que vai acolher durante cinco dias mais de 500 especialistas na área da informática de 40 nacionalidades diferentes. O congresso tem início na próxima segunda-feira, dia 7 de Outubro, às 18h00.

José Nuno Oliveira, presidente do comité organizador e investigador do INESC TEC, explica que os métodos formais “são técnicas de programação que atingem elevados níveis de qualidade e fiabilidade através do recurso ao tratamento matemático dos problemas que podem ser abordados por software. Todos os sistemas militares, de segurança, de energia, de saúde, de ensino, os back offices e sistemas operacionais das empresas dependem de software sofisticado que se desenvolve continuamente para que possam operar e servir-nos. Em problemas de segurança crítica, os erros de programação podem ter consequências devastadoras. É aqui que os métodos formais se tornam ferramentas muito importantes”.

Vão decorrer mais de 30 sessões em simultâneo durante os dias do Congresso em três locais da cidade do Porto – edifício da Alfândega, Museu World of Discoveries e Hotel Vincci – divididas entre 9 conferências, 16 workshops, 7 tutoriais e outros eventos, tais como o dia da Indústria e o simpósio doutoral.

Serão vários os oradores convidados de renome, com destaque para a sessão do dia 8 de Outubro, às 09h00, no edifício da Alfândega do Porto, em que o investigador britânico Tony Hoare dará uma palestra a convite de várias das conferências associadas ao congresso.

Da parte da indústria tecnológica é de destacar a presença de instituições de renome, tais como Apple, Airbus, Booking.com, ESA, Fraunhofer, Microsoft, MathWorks, NASA, Samsung, VERIMAG, entre outras.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version