HardwareNotíciasSegurança

QNAP: Como proteger os NAS contra ransomware

O utilizador deve activar o Network Access Protection, bem como desactivar SSH e serviços Telnet se não estiverem a ser utilizados.

A QNAP Systems emitiu um comunicado em resposta aos recentes relatórios de utilizadores, e cobertura mediática, sobre a nova variante de ransomware chamada eCh0raix que está a atacar os NAS e a encriptar os dados em troca de um resgate.

A QNAP apela aos seus utilizadores que tomem os passos listados no QNAP Security Advisor, enquanto procura uma solução para remover o malware dos dispositivos infectados.

De acordo com os relatórios dos utilizadores, os NAS infectados da QNAP ou tinham versões desactualizadas do QTS, ou registaram várias tentativas desconhecidas de login antes do eCh0raix começar a encriptar os dados dos utilizadores.

Para minimizar os riscos de infecção pelo eCh0raix, a QNAP recomenda a instalação das versões mais recentes do QTS e Malware Remover, e usar uma palavra-passe de administrador mais forte.

O utilizador deve, ainda, activar o Network Access Protection, desactivar SSH e serviços Telnet se não estiverem a ser utilizados, e evitar usar as portas 443 e 8080.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×