Notícias

Vodafone Portugal e Vodafone Espanha realizam ligação 5G em roaming

Foram utilizadas oito antenas 5G, a funcionar com espectro cedido temporariamente pela Anacom na faixa dos 3,6GHz.

Vodafone

A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha, em parceria com a Ericsson, realizarem hoje uma sessão 5G em roaming em mobilidade.

Este marco tecnológico aconteceu através de uma demonstração de gaming, com dois jogadores profissionais da ESL a defrontarem-se, em tempo real, enquanto atravessavam a fronteira entre Valença e Tui ligados à rede 5G da Vodafone Portugal e da Vodafone Espanha.

Para a concretização desta sessão 5G foram utilizadas oito antenas 5G, a funcionar com espectro cedido temporariamente pela Anacom na faixa dos 3,6GHz. As antenas Ericsson AIR 6488 5G foram instaladas em estações já existentes em Portugal e Espanha, permitindo, assim, tirar-se igualmente partido da actual rede 4G da Vodafone, em linha com as especificações 5G Non-Standalone (NSA). As antenas 5G implementam as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’.

A demonstração de hoje, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, e a parceria do Grupo Salvador Caetano e da Toyota Portugal, permitiu “mostrar, para além do gaming em mobilidade, uma solução de infotainment, com pontos de interesse turísticos de Valença e Tui e outras informações adicionais”.

“Realizar este use case é uma excelente forma de mostrar as inúmeras potencialidades da quinta geração móvel, em particular, a baixa latência. Será graças a esta característica disruptiva que conseguiremos impulsionar, no futuro, inovações que vão transformar por completo as nossas vidas, tais como carros autónomos, cirurgias à distância ou negócios assentes em realidade virtual e aumentada. Com mais esta demonstração, que prova que o desenvolvimento tecnológico e a inovação não têm fronteiras, a Vodafone Portugal dá provas que tem todas as condições para liderar a introdução do 5G em Portugal”, afirmou Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

PCGuia

1 comentário

  • Andam com estas inovações eainda há 3 semanas estive numa aldeia 20 km a norte de Vinhais e não havia rede nenhuma! Simplesmente só no único café/tasco havia algo da NOS, mas Vodafone ou outras = bola.
    Vergonha do crl

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×