International Collegiate Programming Contest recebe jovens de 47 países

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
ICPC 2019 ©U.Porto

China, EUA, Rússia e Índia. Estes são os países com o maior número de estudantes a concorrer na final mundial da competição mundial universitária na área da programação, a International Collegiate Programming Contest (ICPC), a decorrer esta quinta-feira, 4 de Abril, na Alfândega do Porto.

Durante seis horas, as 135 equipas participantes – com três elementos cada – vão ter de resolver 10 problemas de programação, sendo que aquela que conseguir o melhor resultado sagra-se campeã mundial.

Para defender o título de vencedora nas últimas edições, a Rússia vai estar representada por 10 equipas, nomeadamente com a formação campeã de 2018. No entanto, são os EUA e a China os países a concorrer com um maior número de equipas – 17 cada – no evento. O Brasil, a Síria, o Egipto e a Índia são outros países com uma grande expressão na International Collegiate Programming Contest.

A Europa é o continente com o maior número de países a concorrer nesta edição, com Portugal a estrear-se na final mundial deste evento, com uma equipa da Universidade do Porto.

Ainda a concorrer para o primeiro lugar está uma equipa da África do Sul – uma das duas equipas do continente africano –, uma da Nova Zelândia e duas da Austrália. Na cidade do Porto estão também equipas da Coreia do Norte, Japão, Reino Unido, Irão, Sérvia e Vietname.

A competição – que, este ano é organizada pela U.Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Turismo de Portugal e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – tem atraído, ao longo das últimas quatro décadas, os melhores estudantes universitários na área da programação de computadores, engenharia e matemática.

Só este ano, mais de 45 mil estudantes de seis continentes competiram nas eliminatórias nacionais e regionais. A entrada no evento é gratuita, mediante a lotação do espaço, estando prevista a emissão em streaming.

Via: Universidade do Porto.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version