CiênciaHardwareMultimediaNotícias

Sonda espacial ExoMars fotografa módulo InSight da NASA

Sonda europeia fotografa sonda americana em Marte.

ESA Roscosmos CaSSIS CC BY-SA 3.0 IGOESA/ Roscosmos/ CaSSIS/ CC BY-SA 3.0 IGO

A Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com a Roscosmos, Universidade de Berna (Suíça), a Universidade do Arizona (EUA) e a INAF-Padova (Itália), publicou um conjunto de fotos em alta resolução que mostram novos pormenores da superfície do planeta Marte.

As fotos foram captadas com o CaSSIS (Colour and Stereo Surface Imaging System) da sonda espacial ExoMars Trace Gas Orbiter, a qual foi lançada a 14 de Março de 2016 e chegou a Marte no dia 19 de Outubro desse mesmo ano.

ESA Roscosmos CaSSIS CC BY-SA 3.0 IGO
ESA/ Roscosmos/ CaSSIS/ CC BY-SA 3.0 IGO

Uma das fotos publicadas mostra o módulo InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) da NASA, o qual chegou ao planeta vermelho no dia 26 de Novembro de 2018.

A missão do InSight tem como objectivo estudar o interior de Marte, e, ainda, ajudar a compreender a formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra.

A foto obtida pelo CaSSIS, no passado dia 2 de Março, cobre uma área de cerca de 2,25 x 2,25 km da região de Elysium Planitia. Naquela altura, o módulo InSight estava a perfurar a superfície para medir o calor vindo do interior do planeta.

Via: Agência Espacial Europeia (ESA).

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×