EventosNotícias

Legal Hackathon premeia tecnologia que simplifica linguagem jurídica

Escolhido o vencedor do Legal Hackathon organizado pela Fundação Vasco Vieira de Almeida.

Legal Hackathon ©Miguel Ribeiro FernandesLegal Hackathon ©Miguel Ribeiro Fernandes

Chama-se O Meu Amigo Jurista e foi o projecto vencedor do Legal Hackathon, uma maratona de programação na área de Legal Empowerment. Durante este fim-de-semana, 16 equipas desenvolveram soluções tecnológicas com o objectivo de dar aos cidadãos “acesso fácil a informação jurídica com vista a um mais eficaz exercício da cidadania”.

O Legal Hackathon foi organizado pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, VdA Academia, VdA e pela Startup Lisboa, com o apoio da Microsoft, da OutSystems, e a chancela da cátedra de Life Long Learning da UNESCO.

Bastaram 24 horas para que o grupo vencedor criasse – O Meu Amigo Jurista – uma tecnologia que permite analisar e classificar o nível de “legalês” (linguagem jurídica) dos documentos para que sejam acessíveis a qualquer cidadão.

O primeiro prémio, no valor de 7 mil euros, foi entregue à equipa constituída por Mário Santos (programador), Alexandra Adão (jurista), Maria Inês Sousa (jurista) e João Tomás (programador), todos eles colegas de trabalho da mesma empresa.

Em segundo lugar, e com um prémio de 2 mil euros, ficou o Vínculus, uma plataforma destinada a criar contratos simplificados para todas as pessoas e, em terceiro lugar, com um prémio de 1000 euros, ficou o projecto Advogário, um glossário legal interactivo que apoia a tradução da linguagem dos documentos referentes a multas e coimas.

Durante o hackathon, os participantes foram acompanhados por uma equipa de mentores constituída por profissionais da VdA e da Startup Lisboa, das organizações parceiras, a Outsystems e Microsoft Portugal, de startups e dos parceiros académicos do ensino superior. O evento contou com o apoio da Ordem dos Advogados, da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Psicólogos e de muitas outras instituições de relevo que aderiram à iniciativa.

Via: Fundação Vasco Vieira de Almeida, Startup Lisboa.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×