O que vem à redeOpinião

Gente sem desafios

Sankt-Petersburg, Russia, February 25, 2018: Apple iPhone X with icons of social media facebook, instagram, twitter, snapchat application on screen. Social media icons. Social network

Desafio é não haver mais um challenge nas redes sociais todos os dias. Eis alguns exemplos.

Na categoria ‘Comer’ (cápsulas de detergente, canela, bananas e refrigerante, malaguetas ou maçarocas a rodar em berbequins), os participantes acabavam com dentes a menos, e/ou a vomitar.

Em ‘Imobilidade’ (pranchas, manequins, KO a estranhos na rua e desmaiar), os resultados foram detenções policiais, agressões, lesões permanentes e mortes causadas por quedas de alturas elevadas.

A categoria Masoquismo (esfregar borracha ou gelo e sal na pele, ser amarrado com fita adesiva) deu em ferimentos temporários e permanentes e dores. A lista continua, e continua absurda.

Os challenges são o que fazíamos com os amigos, quando éramos putos: «Não és capaz de comer/subir/saltar isso». Mas o público era apenas um bando de fedelhos sem mais nada para fazer. Agora há demasiada gente pronta a fazer figura de idiota para o planeta inteiro.

A satisfação que retiram é… nem sei. Não ficam famosos, não parecem melhores pessoas, ou mais bonitas ou mais inteligentes ou mais interessantes ou divertidas. Só mais idiotas. Mas é bom sinal, quer dizer que há muita gente no mundo que não tem nada de grave com que se preocupar, que são felizes em fazer o que lhes mandam, sem questionar. O livre arbítrio rula, certo?

O que é que lhes falta na vida para fazerem isto? Deve ser inteligência. Não interessa ser bom, interessa ser viral. No fundo, são pequenos concursos de popularidade temporária baseados em quem consegue fazer xi-xi mais longe, para as redes.

Todas as mães desde sempre: «Se saltarem de uma ponte abaixo, também saltas?» A resposta hoje: «Se for um challenge, sim». Saltem, por favor. #DarwinChallenge

PCGuia
Alexandre Gamela
A mirar o espelho negro das redes sociais desde ainda antes de haver uma série de TV sobre isso.

Deixe uma resposta

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link