Reportagem PC Guia

HBO Portugal fica «pelo menos dois anos» na Vodafone e promete apostar na produção nacional

HBO PortugalHBO Portugal

A HBO já está desde ontem disponível em Portugal, mas só hoje é que a produtora dos Estados Unidos se apresentou ao mercado, com uma conferência de imprensa num hotel de Lisboa.

Hervé Payan, CEO da HBO Europa (segundo a contar da esquerda, na foto), garantiu que a produtora vai estar atenta a oportunidades para fazer séries em Portugal: «Acontece em todos os mercados onde estamos presentes, desde a Hungria a Espanha, por isso vamos também fazê-lo em Portugal. Vai levar tempo, mas vai acontecer».

A título de exemplo, a HBO Espanha entrou no mercado de nuestros hermanos há dois anos e a primeira série original espanhola, Patria, estreou em 2018. Entretanto, a produtora já deu luz verde para uma segunda produção do país vizinho, a série 30 Monedas.

Além da aposta na produção nacional, que Hervé Payan quer que «seja feita com tempo» e aplicada aos «projectos certos», houve ainda o anúncio oficial de que a série A Guerra dos Tronos vai estrear na plataforma HBO Portugal ao mesmo tempo que nos EUA: será a 15 de Abril, às duas da manhã (noite de 14 para 15 de Abril).

De momento, a HBO Portugal está apenas disponível em Android, PS4, televisões inteligentes da LG e não existe para iOS. Hervé Payan disse que a produtora está a par desta “falha” e que «em breve» estará disponível a aplicação para iPhone e iPad.

Para breve, está também a adopção da tecnologia HDR aos conteúdos da HBO, em detrimento do 4K: «O High Dynamic Range é que faz a diferença, porque nos testes cegos que fizemos, o Ultra HD era quase imperceptível aos olhos das pessoas que participaram».

Mário Vaz, CEO da Vodafone, foi outros dos participantes na conferência de imprensa da HBO, uma vez que a operadora é a parceira exclusiva da plataforma em Portugal.

Contudo, esta exclusividade é válida apenas para a box de televisão, embora haja aqui uma vantagem para os clientes Vodafone: quem entrar na aplicação da HBO Portugal a partir do ‘Menu’ da box, ou do canal 106, não precisa de se registar com email e password.

Na TV, aceitar os termos e condições e seleccionar ‘Continuar’, para sermos levados a um ecrã que mostra onde o serviço está disponível, juntamente com um código que devemos usar no registo que fazemos no browser do computador ou num Android – é este código que evita termos de fazer o registo.

A partir da primeira entrada na plataforma da HBO, na box de TV ou noutro local, com o código dado, temos trinta dias gratuitos para usar o serviço – depois, a mensalidade é de 4,99 euros. Aqui, há a possibilidade de adicionar até cinco dispositivos, com a ressalva de que só dois podem estar a ver a HBO Portugal ao mesmo tempo.

Para finalizar, o CEO da Vodafone confirmou que o acordo de exclusividade nas boxes de TV vai ser «superior a dois anos», mas disse que «mais importante que a data escrita no contrato» vai ser a «resposta dos clientes» a este serviço, pelo que fica em aberto uma extensão do mesmo, dependendo do feedback dos clientes.

PCGuia
Ricardo Durand
Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×