DescomplicómetroDicas

Descomplicómetro – Virtual Private Network

Criada para garantira segurança dos dados transmitidos a um servidor, uma VPN pode, hoje em dia, servir para muito mais. Por exemplo, aceder a páginas bloqueadas e esconder a sua localização para poder aceder a serviços e viagens de avião a preços bem mais simpáticos.

Desenvolvida inicialmente para que colaboradores de grandes empresas pudessem aceder aos seus servidores sem interferências de terceiros, as VPN continuam a ser muito utilizadas no mundo empresarial. Isto acontece porque permitem a criação de um“ túnel virtual” encriptado que liga o computador directamente ao servidor, com a vantagem de, caso os dados sejam interceptados, ser praticamente impossível determinar a origem dos mesmos. Uma vez que o servidor de VPN é considerado a origem dos dados e da ligação, passaram a usar-se estas soluções para contornar algumas limitações de acesso com bloqueios regionais, como o Netflix, ou aceder a páginas que estejam bloqueadas apenas para o país de origem.

Segurança
Independentemente dos contornos legais que a utilização de uma VPN pode permitir, uma VPN poderá ser fundamental para utilizadores que viajem muito e que precisem de usar redes Wi-Fi públicas que, como sabe, são extremamente inseguras.

Através do uso de uma VPN, os dados são encriptados antes de saírem do computador, tornando-se praticamente impossível (dependendo do nível de encriptação) aceder aos mesmos, mesmo numa rede Wi-Fi pública.

Se desejar experimentar um serviço de VPN, afaste-se dos serviços gratuitos, uma vez que estes poderão não utilizar protocolos tão seguros quanto os serviços premium, não conseguindo assim garantir toda a segurança dos seus dados.

Utilizações
As vantagens de utilização de um bom serviço de VPN estão essencialmente relacionadas com a segurança dos seus dados, uma vez que estes são encriptados e comunicam com o servidor de VPN através de diversos protocolos de segurança.

Além disso, o uso de uma VPN permite ainda esconder o seu endereço de IP, situação particularmente interessante caso existam limitações de acesso a páginas e serviços, como o Facebook, caso planeie viajar para a China.

Esconder o seu endereço de IP permitir-lhe-á poupar bastante dinheiro caso queira viajar, seja na altura de comprar bilhetes de avião, como na reserva de um hotel. Para tal, recomendamos um serviço de VPN que lhe permita alterar o país de origem, para poder pesquisar diversos mercados que tenham melhores descontos.

É possível, por exemplo,poupar centenas de euros na reserva de uma semana num hotel decinco estrelas no centro de Londres se usar um IP de origem indiana ou cabo-verdiana, em vez de um IP português.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×